Veja como cadastrar e ativar sua CNH digital sem ir ao Detran

A CNH Digital é uma versão digital (eletrônica) da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com o mesmo valor jurídico da impressa e sua obtenção é opcional.

Automóveis
3 semanas atrás
Veja como cadastrar e ativar sua CNH digital sem ir ao Detran

Com todas as informações da habilitação impressa, o documento poderá ser obtido por meio do aplicativo CNH Digital da Serpro (empresa de tecnologia da informação do governo federal).

O Ministério das Cidades lançou um aplicativo que permite gerar a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) diretamente em tablets e smartphones.

Agora para ter acesso a CNH digital basta que o usuário tenha a CNH mais recente com código QR impresso na parte interna, emitida desde maio de 2017.

Baixar o aplicativo CNH digital

CNH digital
CNH digital

É preciso baixar o aplicativo da CNH digital, o qual se encontra nas respectivas lojas virtuais (Apple Store e Google Play), em qualquer caso ele é gratuito, então cuidado com versões falsas do aplicativo, cujo desenvolvedor foi o Serviço Federal de Processamento de Dados.

Para aceder ao aplicativo será necessário um código de segurança, o qual será enviado pelo Detran após a inscrição feita pessoalmente pelo motorista. Por último, o usuário deve criar uma senha de 4 dígitos para ter acesso ao documento da CNH digital.

A versão digital, segundo o Ministério das Cidades, terá o mesmo valor jurídico da versão impressa.

No aplicativo, use a senha de acesso ao Portal do Denatran (o login é seu CPF) e digite o código de ativação. O aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números, que você deve digitar sempre que acessar a CNH Digital. Mesmo off-line, ou seja, sem internet, será possível acessar a habilitação no seu telefone celular.

Situações

Sua CNH tem o QR-Code, mas você não tem o Certificado Digital (e-CPF)

Você deve ir a uma unidade do Detran.SP para efetuar presencialmente seu cadastro e solicitar a CNH Digital posteriormente no aplicativo do governo federal.

Sua CNH tem o QR-Code e você tem o Certificado Digital (e-CPF)

Você deve fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Na página de serviços, no menu “Usuário” clique em “Cadastro”. Feito isso, será enviado um e-mail para ativação. Após a confirmação, entre com login (CPF) e senha. Complete as informações pessoais no menu “Usuário” e opção “Meus dados”, informando CNH, número de segurança da CNH (que fica no verso) e o número do celular. No menu CNH Digital, efetue a adesão clicando no link “Ativação”. Quando finalizar o processo, você receberá um SMS no seu telefone celular e poderá fazer o download da CNH via aplicativo.

Sua CNH não tem QR-Code

Você deve solicitar primeiro a 2ª via do documento (veja como solicitar aqui). Se não tiver Certificado Digital (e-CPF), vá a uma unidade do Detran.SP. Lá, você cadastrará e-mail e número de celular para registro na base de dados do Denatran, o que permitirá pedir a CNH digital após a emissão da CNH impressa com QR-Code. Ao finalizar o processo, você receberá SMS informando que poderá realizar o download da sua CNH via aplicativo.

*Com informações do DETRAN-SP

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?