Vale a pena cadastrar e ativar sua CNH digital

O sonho de muita gente é não precisar mais andar com carteira de documentos no bolso. Desajeitado, incômodo e se perder a carteira tem que refazer todos os documentos, ninguém merece. Aos poucos a tecnologia resolverá esse problema, e já está começando pela CNH na versão digital.

Tecnologia
2 meses atrás
Vale a pena cadastrar e ativar sua CNH digital

Baixar o aplicativo CNH digital

É preciso baixar o aplicativo da CNH digital, o qual se encontra nas respectivas lojas virtuais (Apple Store e Google Play), em qualquer caso ele é gratuito, então cuidado com versões falsas do aplicativo, cujo desenvolvedor foi o Serviço Federal de Processamento de Dados.

Para aceder ao aplicativo será necessário um código de segurança, o qual será enviado pelo Detran após a inscrição feita pessoalmente pelo motorista. Por último, o usuário deve criar uma senha de 4 dígitos para ter acesso ao documento da CNH digital.

A versão digital, segundo o Ministério das Cidades, terá o mesmo valor jurídico da versão impressa.

Já está disponível

Desde julho de 2018 – em alguns Estados até antes disso – a CNH em sua versão digital já ficou disponível para os motoristas brasileiros, começando pelo estado de Goiás. Se um motorista for parado em uma blitz poderá apresentar a CNH no próprio celular.

Qualquer motorista pode ter a CNH digital?

Sim e não, na verdade qualquer um pode ter a CNH digital desde que tenha a versão mais recente da CNH impressa, o modelo novo que traz 19 novos itens de segurança, como o mapa do Brasil em tinta especial, o mapa do Estado no canto superior direito, a sigla do respectivo estado na lateral, na parte inferior uma nova faixa holográfica bidimensional e o QR Code no verso, entre outros elementos.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quem tem a CNH antiga não poderá ter a digital sem antes solicitar a nova versão impressa. Não é preciso esperar que ela vença para pedir uma nova via no modelo novo.

Cadastro no Detran

Uma vez com a CNH no modelo novo em mãos, será a hora do segundo passo na burocracia: o cadastro no Detran. Isso pode ser feito pela internet, no campo “Cadastro” à esquerda do usuário. Preenchido o cadastro o sistema enviará um link de ativação para o endereço de e-mail, basta clicar e ativar o cadastro.

Visita ao Detran

O terceiro passo é fazer uma visita ao Detran para confirmar os dados, e dessa não tem como escapar, a menos que a pessoa opte por fazer uso do certificado digital (o que é pago). Cada Detran terá autonomia para cobrar ou não pela CNH digital.

Outras vantagens do aplicativo

O aplicativo trará outras vantagens além da CNH digital. Ele também permitirá a consulta de pontuação e a proximidade do vencimento da carteira. A versão digital também servirá quando o motorista precisar apresentar documento original com fotografia.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?