Como trocar a bateria do carro: Tudo sobre a bateria automotiva

Bateria é como se fosse o coração do carro, é um dos itens mais importantes para o seu funcionamento.

Automóveis
4 meses atrás
Como trocar a bateria do carro: Tudo sobre a bateria automotiva

Saiba o momento certo de trocar e se atende as dicas para não ter problemas.

Informações úteis sobre a bateria do veículo

A missão da bateria é fornecer energia elétrica para o veículo, funciona basicamente para dar partida ao motor e manter todos os outros sistemas eletrônicos funcionando como as luzes, rádio, travas e vidros elétricas, os carros mais modernos depende ainda mais da bateria para melhor comodidade e segurança por possuírem mais itens elétricos como o computador de bordo, GPS, a central multimídia, piloto automático, regulagem automática dos faróis, desembaçadores de vidros, além do comando para abertura de porta-malas e tampa de combustível, os bancos elétricos, aquecimento de banco, espelhos retrovisores eletrocrômicos, os sensores de estacionamento e o teto-solar, tudo isso requer um bateria com alta capacidade.

Como acontece seu carregamento

A bateria carrega simultaneamente quando o carro está com a partida ligada, pois os alternadores transforma a energia mecânica da rotação do motor em elétrica. Logo podemos levar em consideração que quanto mais estamos com o carro em movimento maior é a vida útil da bateria, pois mantém o alternador sempre em serviço para deixar a bateria carregada.

Vida útil

Uma bateria automotiva tem vida útil de mais ou menos 3 anos, mas isso vai depender muito do uso que se faz com o veículo, como já mencionado anteriormente os carros sobrecarregados de itens eletrônicos utiliza bastante energia elétrica, além da quantidade de vezes que o veículo é ligado. Carros parados há mais de três semanas corre o risco de não ligar pois, a bateria perde a energia e como os alternadores não estão em funcionamento com o movimento do motor não estará alimentando-as, a dica é desligar o cabo do terminal positivo para evitar a descarga.

Como perceber os sinais de que ela vai falhar em breve

Quando observar que o carro já começou com dificuldade de ligar, com as luzes do painel ficando fracas e o beep do alarme ficar com o som mais baixo muito provavelmente está na hora de trocar a bateria, porém antes de fazer isso é importante se atender da real fonte do problema, as vezes pode ser mau funcionamento do alternador ou de algum outro componente do sistema de abastecimento de energia para a bateria e da bateria para os aparelhos, procure por um profissional especializado. Em alguns casos mais simples pode ser que a bateria arriou porque saiu e esqueceu o rádio ou o farol do carro ligado.

Para resolver esse tipo de situação o mais comum é optar por uma ligação direta entre duas baterias conhecido popularmente como chupeta, mas é preciso cuidado para não ter acidente e nem danificar a parte elétrica do automóvel, para realizar esse procedimento é preciso de dois cabos próprios que serão ligados em ambas baterias, é recomendado que a bateria que está servindo de auxílio seja de carga superior ou igual, feito isso é só dar a partida no carro que possui a bateria descarregada, faça isso umas três vezes e se mesmo assim não funcionar o problema é outro, se o veículo ligar normalmente é só remover os cabos e pronto.

Descarregou, e agora?

No caso de ocorrer descarga total da bateria e tenha feito o procedimento de chupeta, não é o suficiente, pois os alternadores podem estar rodando mas não terá a capacidade de abastecê-la por completo. Recomenda-se deixar o veículo em repouso e com tudo desligado e a bateria recebendo uma carga lenta, esse procedimento pode levar entorno de um dia, é apropriado fazer isso em uma oficina mecânica que conta com carregadores de baterias adequado.

Como trocar a bateria do seu carro

Na hipótese de troca da bateria você mesmo pode fazer isso, o trabalho é fácil e rápido. Com sua bateria nova em mãos, você precisará de uma chave inglesa ou chave fixa e uma palha de aço, certifique que o veículo está frio e com todos os equipamentos eletrônicos desligado, tenha cuidado para não segurar ao mesmo tempo os dois pólos, negativo e positivo que liga a bateria no motor, corre risco de choque e ao soltá-los não deixe que encoste na bateria para também não provocar curto, após tirá-los com a chave inglesa já é possível remover a bateria usada, em seguida limpe as possíveis marcas de ferrugem dos pólos, porém se observar que eles estejam muito danificados é bom trocar, para finalizar o procedimento é só colocar delicadamente a nova bateria no local e conectar os cabos novamente, aperte primeiro o positivo depois o negativo e faça uma averiguação para que os cabos não se soltem depois com o carro em movimento. Por fim é só descartar a bateria antiga de forma correta sem agredir a natureza, em um lugar apropriado como em uma garagens de serviços, lojas de autopeças ou centros de reciclagem.

Preocupar-se em cuidar para aumentar a vida útil da bateria e evitar dores de cabeça e custos com isso, a dica é evitar que os equipamentos eletrônicos fiquem ligados quando o carro não estiver em movimento e procure não esquecer ligado os faróis, as luzes internas, o som ou qualquer outro aparelho, também não deixe seu carro parado por muitos dias sem ligar e faça percursos com o carro que seja por mais de 20 minutos de média para que os alternadores carregue suficientemente a bateria.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?