A empresa Volvo Cars, localizada na Suécia, é a primeira a se tornar zero em emissões de gases nocivos para a atmosfera, e pretende tornar toda a sua rede de fabricação neutra até o ano de 2025. Os projetos já estão se tornando realidade.
Atualmente, foram levantados muitos movimentos de grandes empresas e pesquisadores a correrem atrás do prejuízo causado à nossa biodiversidade. Não será fácil se tornar zero carbono e restaurar a saúde da natureza, além do mais, esses são investimentos de médio e longo prazo.
Mas por algum lugar a gente tem que começar, e a iniciativa das empresas de mudarem todos os processos de fabricação de seus produtos, já incentivam outras companhias a fazerem o mesmo, tudo para a melhora da nossa biodiversidade e da nossa saúde.
A empresa Volvo já obteve uma conquista nas mudanças de suas fabricações prometendo produzir veículos totalmente elétricos até o ano de 2025. A ideia é se tornar completamente neutra para a nossa natureza, sem danificá-la com essas emissões.
A companhia tinha basicamente duas áreas que ainda pecam bastante nessas emissões, que era em questões de fabricação e de aquecimento, e ambos já conseguiram ser restabelecidos e se tornaram zero emissões desses gases, como foi o caso da planta da Torslanda que se tornou neutra em 2008.
Nas mudanças de alguns processos já é possível oferecer um produto de qualidade, e zero de emissão de carbono pra atmosfera, é claro que isso não é um investimento que acontece da noite pro dia, é preciso estabelecer e estudar novas formas de fazer as coisas acontecerem.
A Fábrica de Torslana foi a primeira a se tornar neutra para o clima, em questões de fabricações em eletricidade e aquecimento. Em 2008 ele já obteve esse título e agora está trabalhando ainda mais com essas grandes inovações e investimentos.
Um outro ponto positivo é que ela também reduziu muito a utilização de energia, reduzindo em até 7.000 megawatt-hora (MWh), em estatísticas, isso pode equivaler a praticamente o uso de energia em 450 casas por ano.
A empresa ainda pretende reduzir a utilização dessa energia em até 30%, até o ano de 2025, e pelo menos 20.000 MWh até o ano de 2023. Ou seja, temos muito trabalho pela frente, mas a companhia também salienta, que os investimentos nesses quesitos por outras empresas e apoios governamentais são essenciais para o crescimento desse projeto.
Grande parte das empresas estão seguindo para esse ramo, em deixar os seus produtos neutros em carbono em até um médio período. Como falamos acima, não é da noite pro dia que veremos os resultados, ainda mais faltando muitas outras companhias e apoios de órgãos públicos para realizar esse investimento.
É difícil quando você pega uma empresa há mais de 40 anos de mercado e tenta dar sugestões pra que ele modifique todo o seu processo de fabricação em seus próprios produtos. Porém, não é impossível que isso aconteça, já que grandes marcas estão servindo de incentivadoras a essas outras companhias.
Então esses investimentos estão começando a ganhar força agora, e provavelmente teremos um futuro com muitas modificações aí pela frente, atuando em conjunto para uma melhoria da nossa natureza e de toda a nossa biodiversidade.
A Volvo Cars é uma empresa Sueca que foi fundada no ano de 1927, por Gustav Larson, um engenheiro de sucesso e por Assar Gabrielsson, um economista famoso. A companhia é fabricante de carros, e desde então fazem jus para entregar seus veículos com eficiência e qualidade.
Conforme o tempo foi passando, a empresa cada vez foi se aprimorando na entrega de qualidade e eficiência nas suas fabricações de veículos. Ela fez muito nome e teve uma grande capacidade de expansão, tendo uma produção global na Europa, América do Norte e Ásia.
Hoje ela comercializa seus veículos em mais de 100 países, mantendo um foco em desenvolvimento tecnológico, sustentabilidade e segurança. Até 2025 a empresa pretende ser líder de vendas de carros totalmente elétricos.