Na busca pelo mercado do Corolla Cross e Jeep Compass, a Volkswagen lançou o irmão maior do T-Cross, o VW Taos chegou ao mercado brasileiro.
O Taos chega equipado com motor 250 TSI Total Flex, que já equipa T‑Cross, Jetta e a linha GTS.
Com quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor, este propulsor entrega 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, com etanol e/ou gasolina, proporcionando acelerações vigorosas e retomadas intensas. Para se ter uma ideia, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em somente 9,3 segundos.
A velocidade máxima é de 194 km/h. Números expressivos dentro do segmento de SUVs médios no país.
O VW Taos chega às concessionarias da marca preço aproximado de R$ 154.990, sendo oferecido nas versões Comfortline e Highline, onde o preço pode passar dos R$ 181 mil.
“O Taos é um modelo totalmente novo, desenvolvido com foco no consumidor da América Latina. O Taos faz parte da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen na região e completa a nossa família SUVW. Junto com Nivus, T‑Cross e Tiguan Allspace, o Taos será mais um modelo de sucesso da Nova Volkswagen, redefinindo o conceito de SUV médio premium no mercado brasileiro”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
Com elementos singulares e ousados, o Taos tem o dom de impressionar e ser notado em qualquer lugar. Suas dimensões são proporcionais, com distância entre os eixos longa e balanços dianteiro e traseiro, curtos. Destaque para a ‘coluna A’ com um desenho extremamente ‘rápido’ e a linha de cintura elevada, garantindo porte musculoso e imponente.
Na dianteira, a personalidade do Taos é marcante. A começar pelos faróis full-LED com um desenho extremamente refinado e com sistema IQ. Light, o mais moderno do segmento. Deles nasce o DRL (Daytime Running Light), filetes em LED que cortam a grade frontal com elegância e se fundem com o novo logo da marca. Trata-se da nova identidade visual da Volkswagen em todo o mundo, que estreou na família de carros elétricos ID. na Europa. Complementam o visual o capô vincado e bem horizontal, a frente extremamente vertical e o para-choque com linhas marcantes, especialmente o acabamento em preto brilhante em formato de “X”.
Na traseira, o para-choque está em perfeita sintonia com a musculatura de todo o carro. As lanternas têm traços sofisticados e que acompanham perfeitamente o grafismo dos faróis. O nome Taos vem fixado na base da tampa do porta-malas e, mais à direita, o emblema 250 TSI -referência ao torque de 250 Nm e ao moderno motor turbo com injeção direta de combustível. As belas rodas de liga leve de 18 polegadas, de série em todas as versões, completam o visual externo do Taos.
Além de personalidade marcante, o Taos é referência em espaço interno. O maior da categoria! O SUV da Volkswagen tem 4.461 mm de comprimento, sendo impressionantes 2.680 mm de entre-eixos, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura. Com essas medidas, pessoas altas viajam com conforto no banco traseiro, sem enfrentar problemas com joelhos raspando no banco dianteiro ou cabeça encostando no teto.
Uma das principais novidades é a Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que no Taos traz ainda a função de detecção de pedestres. Por meio de radares frontais, o sistema, ao identificar o iminente risco de atropelamento, dispara um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos, e inicia imediatamente a frenagem do veículo, com o objetivo de evitar a colisão, a uma velocidade de até 50 km/h.
Outro recurso high-tech presente no Taos é o ACC (Adaptive Cruise Control), ou Controle Adaptativo de Cruzeiro, com função Stop&Go, que faz o Volkswagen parar completamente de maneira automática, caso o veículo à frente pare, e o coloca em movimento no momento em que o carro adiante volte a se mover, em um intervalo de até três segundos. Esta função proporciona muito conforto no anda-e-para dos congestionamentos das grandes cidades, por exemplo.
Contribuem para a excelente performance do Taos a robusta transmissão automática de seis marchas com engates rápidos, suaves e precisos, proporcionando muito conforto durante a condução no dia a dia, e também o baixo peso para um carro do seu porte. O Taos pesa apenas 1.420 kg, garantindo ao SUV a melhor relação peso/torque do segmento.
Outros recursos que transformam a vida ao volante do Taos uma experiência ainda mais prazerosa são os shift paddles (de série em todas as versões), possibilitando uma condução mais esportiva, e o seletor de perfil de condução, que permite ao motorista, por meio da tela do VW Play, escolher entre quatro ‘personalidades’ do carro: ECO, Normal, Sport e Individual.