Veja como pagar multas de trânsito com cartão de crédito, Pix e boleto

Foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) uma resolução que expande as opções de pagamento de multas de trânsito emitidas por órgãos federais. Isso significa que agora é possível quitar essas taxas utilizando Pix, cartão de crédito e boleto bancário, desde que o pagamento seja processado através do PagTesouro - plataforma operada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A principal intenção da medida é tornar mais fácil a regularização imediata de veículos.
Publicado em Automóveis dia 11/05/2023 por Alan Corrêa

Foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) uma resolução que expande as opções de pagamento de multas de trânsito emitidas por órgãos federais.

Isso significa que agora é possível quitar essas taxas utilizando Pix, cartão de crédito e boleto bancário, desde que o pagamento seja processado através do PagTesouro – plataforma operada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A principal intenção da medida é tornar mais fácil a regularização imediata de veículos.

A plataforma PagTesouro possibilita o pagamento de uma variedade de taxas, além de multas. Por exemplo, é possível quitar custas judiciais e taxas de emissão de passaporte, entre outras. Anteriormente, era necessário obter a guia de recolhimento da União (GRU) para realizar o pagamento.

É importante ressaltar que o Contran tem a expectativa de que os órgãos locais de trânsito passem a utilizar essa plataforma federal.

Desconto para pagar multas

O sistema eletrônico torna mais fácil o processo de pagamento de multas.
O sistema eletrônico torna mais fácil o processo de pagamento de multas.

Desde 2021, tornou-se possível pagar multas com um desconto de até 40%. Embora esse benefício seja ainda pouco conhecido, ele é resultante da Lei 14.071/2020. Para ter acesso a ele, é necessário realizar um cadastro no aplicativo do Sistema Nacional de Notificação Eletrônica (SNE). Com isso, as notificações, comunicados e documentos referentes às infrações passam a ser entregues em formato 100% digital.

Com o objetivo de agilizar e simplificar o processo de pagamento de multas, o Denatran e o Serpro, o principal provedor de soluções digitais do governo, criaram a plataforma. Para promover a popularização do sistema, o órgão passou a oferecer descontos na quitação das multas. No entanto, para usufruir do benefício, o contribuinte deve realizar o pagamento por meio do aplicativo.

O sistema do SNE conta com mais de 15 milhões de usuários cadastrados, segundo os dados disponíveis. Com a utilização desse sistema, os usuários puderam obter descontos de mais de R$ 290 milhões em pagamentos de multas. O serviço está acessível tanto para pessoas físicas como jurídicas, permitindo a verificação de possíveis débitos por meio do número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pelo Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

*Com informações do Tesouro Nacional, Diário Oficial da União e Contran.