Segundo o principal regulador do mercado chinês, a Tesla realizará um recall de mais de 1,1 milhão de carros na China devido a preocupações com a segurança.
De acordo com um comunicado divulgado pela Administração Estatal de Regulação do Mercado (SAMR), a empresa norte-americana Tesla retomará a produção de 1.104.622 veículos fabricados entre 12 de janeiro de 2019 e 24 de abril de 2023 a partir de 29 de maio.
O plano para a retomada foi apresentado pela própria empresa ao órgão regulador.
O recall incluirá modelos importados, como o Model S, Model X e Model 3, além dos veículos produzidos na China, como o Model 3 e Model 6.
Durante um período de quatro anos, as vendas totais da Tesla na China continental são quase equivalentes ao número de veículos vendidos no país de 2019 a março de 2023, que é de cerca de 1,09 milhão. Essa estimativa foi feita pela CNN com base em números fornecidos por associações industriais apoiadas pelo estado da China.
De acordo com o comunicado, os veículos apresentam problemas que podem aumentar o risco de os motoristas pressionarem o pedal do acelerador por engano por um período prolongado, aumentando o risco de colisões e representando uma ameaça à segurança.
De acordo com a declaração, a empresa tem planos de realizar ajustes ou adicionar recursos de notificação aos veículos que foram recolhidos, a fim de reduzir os riscos envolvidos. Em março, a Tesla foi obrigada a fazer o recall de mais de 2.600 carros Model S importados na China pelo SAMR, pois o capô desses veículos poderia abrir inesperadamente enquanto estavam em movimento, apresentando riscos de segurança tanto para o veículo quanto para outros carros na estrada.
A Tesla estabeleceu uma importante presença de vendas e fabricação na China, com a inauguração de uma grande fábrica em Xangai em janeiro de 2019. A construção da fábrica foi concluída em apenas 10 meses, a um custo cerca de 65% menor do que o de uma instalação semelhante nos Estados Unidos. A fábrica de Xangai se tornou o principal centro de exportação da empresa, fornecendo veículos para a maioria dos mercados fora da América do Norte.
Embora ainda não esteja claro se os veículos fabricados na fábrica de Xangai e vendidos fora da China continental estarão sujeitos ao mesmo recall, é importante destacar a relevância dessa instalação para a Tesla e sua expansão global.