Os caminhões cada vez mais tem ganhado potência, sofisticação e principalmente capacidade de carga, sendo que muitas vezes alguns modelos até conseguem ir além do valor anunciado pela própria montadora.
Agora imagine a cena de um dos maiores caminhões do mundo, que geralmente são montados no próprio lugar de trabalho devido a sua estatura, sendo carregado por alguns caminhões que conseguem suportar, oficialmente, cerca de um terço do peso do gigante? Pode parecer até brincadeira, mas isso realmente aconteceu.
O responsável pela cena que ganhou a internet nos últimos dias foi o caminhão da Mercedes-Benz Actros em sua versão SLT. Já em sua versão de entrada, o Actros consegue carregar um bom peso, fazendo com que o veículo ganhasse fama de ser um dos melhores caminhões disponíveis.
Porém a Mercedes ainda tem uma divisão localizada na França exclusivamente para veículos de grande carga e para trabalhos extremamente pesados chamada Daimler Custom Tailored Trucks. E foi através desta que nasceu o Actros SLT, com seu motor turbodiesel com 6 cilindros em linha, 643 cv, um absurdo torque de 305,91 kgfm e capacidade de transportar até 250 toneladas.
Mas o “monstro” que realmente rouba a cena na filmagem é o Caterpillar 797, simplesmente um dos maiores caminhões do mundo com cerca de 623 toneladas de peso, 15,7 metros de altura e 15,09 de comprimento, além de seus pneus que medem “apenas” 9,53 metros cada!
Esse tipo de caminhão geralmente é montado no lugar aonde o mesmo atuará, pois convenhamos que não deve ser nada fácil o transporte de um veículo desse porte, certo? Mas e se porventura o deslocamento de um gigante como o 797 for necessário o quanto antes, o que pode se fazer?
E foi assim que o vídeo que chamou a atenção do mundo aconteceu. Tudo se passou no deserto do Atacama no Chile, com um exemplar do maior caminhão da Caterpillar sendo carregado por um conjunto de caminhões da Mercedes, impressionando a todos pela força que os caminhões exerceram para transportar de maneira até que simples um veículo que era tido como praticamente intransportável. Até o momento, o vídeo já foi visto por mais de 17 milhões de pessoas.
Mas não pense que essa foi a única façanha do Actros SLT. No ano passado, o mesmo já foi visto transportando sozinho um Airbus A320!
*Com informações do Businessinsider, Mundofixa e Câmara Brasil-Alemanha.