Como consultar Renavam facilmente

Uma das pesquisas mais recorrentes da internet é sobre como consultar o Renavam de forma fácil, prática e rápida.

Automóveis
4 meses atrás
Como consultar Renavam facilmente

Mas muita gente nem sequer sabe o que ele significa, para que serve ou mesmo qual é sua origem. Entre outras coisas ele é mais importante do que a placa do veículo, e sem ele não é possível saber as informações do carro.

O que é o Renavam?

Renavam é a abreviação de Registro Nacional de Veículos Automotores. Portanto, ele não é um documento, mas sim um registro, uma forma de cadastrar todos os veículos para que eles se tornem únicos, exclusivos. Está composto atualmente de 11 dígitos.

Na prática o código Renavam funciona como o Registro de Pessoas (RG) ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF), permitindo a individualização de cada veículo e o seu conveniente cadastramento no Departamento de Estadual de Trânsito (Detran), muito embora o seu criador seja o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a quem compete “organizar e manter o Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM” (Portaria nº 03/86, art. 19, inc. IX).

Para que serve o Renavam?

O Renavam, na verdade, serve para muitas coisas. Entre elas saber detalhes do veículo como: modelo, ano, cor, chassi, informações sobre sinistros, possíveis restrições e débitos relacionados a IPVA, seguro e multas. Basicamente é possível trazer todo o histórico do veículo com esse código.

Parecido com o que nosso CPF pode oferecer de informações sobre nós, como por exemplo saber se existem dívidas, se o nome está sujo, se existem pendências fiscais junto à Receita e até mesmo a ficha criminal. O Renavam funciona de forma similar, podendo trazer tudo que sobre o veículo foi registrado no Detran.

Engana-se quem pensa que Renavam e número do chassi são a mesma coisa. São muito distintos. Enquanto o Renavam reúne todas as informações mencionadas acima – inclusive o número do chassi – o código no chassi contém informações relativas à produção do veículo, de cunho técnico. Aliás, o nome correto desse código é Número de Identificação do Veículo (NIV).

Como se pode perceber, o Renavam é um elemento indispensável para a manutenção da ordem no mundo automobilístico. Imagine comprar um carro sem poder ter acesso a essas informações, seria impossível adquirir com segurança um veículo seminovo, entre muitas outras dificuldades.

Onde é gerado o Renavam?

Ao contrário do Número de Identificação do Veículo (NIV) que também se costuma chamar de número do chassi, o qual é impresso no veículo durante sua produção na fábrica, o número do código Renavam só é gerado na hora de registrar o veículo junto ao Detran.

Por isso, entre os documentos que devem ser apresentados, é preciso apresentar o formulário para o Renavam. Neste formulário estarão todos os dados contidos no Número de Identificação do Veículo (NIV), que serão as primeiras informações adicionadas ao veículo.

Seria mais ou menos como informar o peso, a altura e a hora de nascimento de uma criança. Com o passar dos anos, assim como a criança adquiri um histórico, assim também o código Renavam do veículo vai sendo alimentado com informações. Por isso ele nunca muda, mesmo que mude de dono, de Estado ou qualquer outra modificação que aconteça.

Onde encontro o Renavam do meu veículo?

Como o código Renavam não é determinado na fábrica e sim no Detran no momento de seu registro, não é possível que ele esteja impresso de qualquer forma no veículo, como acontece com o número do chassi.

Por isso, ele estará presente apenas no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O código aparecerá na parte superior do documento, sob o título de “Cód. Renavam”.

Como consultar o Renavam?

Por tudo que acima ficou exposto, está claro que o código Renavam é muito útil em diversas situações. Uma dessas situações é a compra de um veículo seminovo, por exemplo.

Antes de comprá-lo, peça ao proprietário ou à concessionária o número do Renavam para consultar a situação atual do veículo. Não há motivos para manter em segredo esse número, então se não quiserem fornecer provavelmente o resultado da pesquisa seria ruim.

Uma vez com o número em mãos, a consulta pode ser feita no próprio site do Detran que, na maioria dos Estados, exige apenas esse número e a placa do veículo para apresentar as principais informações.

Porém, algumas vezes por diversas circunstâncias, só temos a informação da placa do veículo, e precisamos descobrir o código Renavan do mesmo. Como fazer? Existem algumas empresas que prestam o serviço de obter e fornecer essa informação de forma totalmente legal de acordo com a Portaria nº 15/2016 do Denatran, em seu artigo 15:

“O Denatran poderá autorizar o acesso aos seus sistemas e subsistemas informatizados a entidades privadas cuja atividade esteja relacionada ao trânsito, transporte, fabricação e comercialização de veículos, segurança veicular, financiamento, seguros, registros, locação, comodato ou arrendamento de veículos não vinculados ao próprio financiamento e outras atividades necessárias ao funcionamento do trânsito e transporte, desde que a entidade comprove a necessidade de acesso para desempenho de suas atividades.”

Preciso do Renavam para quitar os débitos do veículo?

Sim, é preciso o código do Renavam para quitar os débitos do seu veículo, e não apenas os de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

Muitas vezes a pessoa compra um veículo e de repente surge uma multa vinculada a ele. Sim, pois apesar da infração de incidir em pontos na CNH, a multa fica vinculada ao veículo e não à pessoa, seja proprietário ou apenas infrator. Então sim, será preciso saber o código Renavam para quitar débitos e solicitar segundas vias de multas.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?