A Yamaha YZF-R3 ABS 2019 é sonho de consumo de muitos brasileiros, e não é pra menos.
O modelo oferece toda esportividade de uma motocicleta de maior cilindrada por um custo bem mais acessível a boa parte da população.
Uma verdadeira esportiva ao alcance de todos.
Os valores acima apresentados foram obtidos no site oficial da marca no momento da elaboração e publicação desse texto. Além disso, na aquisição o cliente ganha R$ 250,00 em cartão vale combustível e Assistência 24 horas gratuita.
A revisão tem preço fixo, e a primeira é feita aos 1mil quilômetros pelo valor de R$ 159,00, que pode ser dividido em até 6 vezes. As cores disponíveis são branca, azul e preta.
A motorização é um dos pontos fortes do modelo, já que essa Yamaha pretende ser esportiva. Está constituída pelo motor DOHC, 4 tempos, 8 válvulas, refrigeração líquida, com 2 cilindros e 321 cilindradas, alcançando 42 cv de potência e um torque máximo de 3,02 kgf.m a 9.000 rpm.
Com toda essa força nada melhor para distribui-la do que o seu sistema de câmbio com 6 velocidades, dando mais elasticidade e ajudando na economia do consumo de combustível.
Outro diferencial é que esse motor está composto por pistões em alumínio e cilindro com tecnologia DiASil Yamaha, que utiliza 80% de alumínio e 20% de silício na fabricação dos componentes. Com isso o consumo de combustível é ainda menor.
O freio ABS (Anti-lock Braking System) é um sistema mecânico pelo qual se evita o travamento das rodas e a consequente derrapagem do veículo, de forma que se aproveita mais o atrito estático, o qual é maior que o cinético. Com isso, a distância entre o ponto inicial da frenagem e a parada completa do veículo diminui e pode evitar acidentes.
Esse sistema está empregado na Yamaha YZF-R3 ABS 2019, em ambas as rodas, de modo que acionando o freio dianteiro ou traseiro, ou ainda os dois, o piloto estará amparado por esse recurso fundamental, ainda mais para um modelo esportivo, e poderá manter o equilíbrio com muito mais facilidade e segurança.
Outro elemento que dá mais “colorido” à YZF-R3 é o seu painel multifuncional, cuja iluminação branca ajuda na visualização das informações.
Esse painel está constituído do conta-giros analógico ladeado por um display digital que traz: indicador de marcha, nível de combustível, temperatura da água, relógio, hodômetro total e dois parciais, consumo médio e instantâneo de combustível, e até indicador de troca de óleo.
Falar do design da YZF-R3 é uma tarefa difícil quando uma foto já fala tão mais do que as palavras, mas para não deixar passar em branco, vamos considerar apenas um que outro aspecto mais relevante e de utilidade geral.
Pra começar é preciso observar que toda sua carenagem foi pensada para oferecer uma ótima performance, e isso se nota em dois aspectos principais: o primeiro é que as sucessivas camadas desviam o fluxo de ar diminuindo o efeito do atrito; além disso, esse mesmo ar, em parte, é direcionado para o motor de modo a ajudar na no arrefecimento. Projeto muito inteligente.
O sistema de iluminação também é um elemento importante dentro do visual da YZF-R3. Os faróis dianteiros, luz de posição exclusiva, têm um desenho arrojado que criam uma marca única.
Por sua vez, a lanterna traseira em LED coroa e encerra o espetáculo das linhas aerodinâmicas, com um desenho que é ao mesmo tempo moderno e conclui o projeto com grande leveza.
Numa motocicleta nem tudo é beleza, especialmente na Yamaha YZF-R3, por isso todo esse projeto está assentado numa base solidamente edificada que é o chassi construído com tubos de aço de alta qualidade e resistência, sem abandonar o ótimo acabamento próprio da marca.
Como uma de suas muitas vantagens, esse chassi é leve e compacto, de modo que favorece uma pilotagem mais esperta, com mais domínio sobre a motocicleta, e com o centro gravitacional melhor distribuído, proporcionando mais estabilidade ao piloto.
As dimensões da Yamaha YZF-R3 ABS 2019 seguem abaixo: