A Yamaha MT-09 ABS 2020 é uma das motocicletas mais bem equipadas e, por isso mesmo, cobiçadas da sua categoria.
Traz inúmeros recursos de segurança e tecnologia de ponta. Mas é claro, isso tem um preço, e não é barato.
Isso mesmo, a MT-09 da Yamaha já está disponível na versão 2020. O preço é alto, mas não estamos falando de qualquer motocicleta, mas de uma das mais cobiçadas e bem equipadas do mercado em sua categoria. Os valores referidos acima foram colhidos da página oficial da marca quando da publicação desse texto.
As cores disponíveis são: Racing Blue (Azul Metálico), Night Fluo (Cinza Sólido), Matt Black (Preto Metal Fosco).
A motorização da MT-09 é um dos aspectos que mais atraem os clientes. Com o motor DOCH, 12 válvulas, 4 tempos, refrigeração líquida, capaz de gerar até 115 cv de potência e um torque máximo de 8,9kgf.m a 8.500 rpm, ela é uma das mais potentes em sua categoria.
Aliada a esse motor sensacional está transmissão de 6 velocidades, a qual conta com a tecnologia Quick Shift, que permite trocas mais rápidas e sem o uso da embreagem, deixando a pilotagem mais agradável e permitindo tirar mais proveito de toda essa performance oferecida pelo motor.
Como já mencionamos acima, a MT-09 2020 conta com a tecnologia Quick Shift. Esse sistema permite que o piloto faça as trocas de marcha apenas pressionando o pedal de câmbio para cima ou para baixo, sem a necessidade da intervenção de uma embreagem.
Com isso, a rotação do motor se mantém alta mesmo durante a troca, fator que permite um melhor aproveitamento da performance e que também ajuda na redução do consumo de combustível, já que não é preciso recuperar a rotação a cada troca de marcha.
Mesmo sem precisar do uso da embreagem para as trocas de marcha, não significa que ela não esteja presente, muito menos que careça de tecnologia. Ao contrário, a MT-09 conta com embreagem deslizante do tipo “Slip Clutch”, ou seja, que impede o travamento da roda traseira mesmo em reduções bruscas, além de deixar o manete 20% mais leve, facilitando o seu acionamento.
O sistema de freios ABS (Anti-lock Braking System) impede o travamento das rodas quando o freio é acionado. Assim que o sistema percebe que acontecerá o travamento, libera o freio e volta a acionar de modo automático. O mecanismo se repete diversas vezes em fração de segundos de modo que a eficiência da frenagem não fica prejudica, ao contrário, fica ainda mais eficaz pois evita a derrapagem, mesmo em frenagens bruscas.
Esse sistema incrível faz parte dos elementos de tecnologia que integram a Yamaha MT-09 2020, sendo um dos principais fatores de segurança que o piloto possui, tão necessário num modelo como esse que entrega tanta potência num simples movimento de mão girando o acelerador.
Os freios ABS não são o único sistema de segurança do modelo. Existe ainda o Controle Eletrônico de Tração, o qual monitora e controla a entrega do torque para a roda traseira de modo a evitar o destracionamento durante uma aceleração mais brusca ou em locais de baixa aderência.
O sistema D-MODE é uma forma de regular a resposta do acelerador de modo que se adapte melhor a cada tipo de piloto. Ele possui três níveis de intensidade: STD, A e B. A regulagem é simples e intuitiva e permite que o piloto adeque o acelerador de acordo com seu gosto ou o uso que pretende fazer da motocicleta naquele momento.
O design da MT-09 ficou ainda mais impressionante do que nunca, com linhas e desenhos que dão o aspecto de agressividade próprio do modelo. Tudo nela remete a essa ideia, mas o sistema de iluminação para traduzir isso de forma mais expressiva.
Os faróis dianteiros contam agora com 4 lâmpadas de LED que podem ser acendidas em par, além da luz de posição também em LED que dá um ar de afirmatividade e segurança de quem sabe o que está fazendo. Para coroar o conjunto está a nova lanterna traseira 3D em LED, é surreal.
O painel não é apenas 100% digital, ele é o mais completo da categoria, trazendo as seguintes informações: indicadores de marcha, nível de combustível, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, posição do D-MODE, conta giros, hodômetro total e parcial, contagem regressiva de quilômetros com o tanque em “reserva”, temperatura da água do radiador e do ar de admissão, luzes de checagem do Quickshifter (QS) e do Controle de Tração (TCS) e modo de utilização selecionado.