Esta versão, ganhou novas cores, design com paralama alto e um guidão também mais alto, que melhora o conforto na pilotagem, junto um sistema de freios ABS de série.
A Crosser 150 Z é tão leve que parece até um bicicleta, e por ser assim as frenagens são ainda mais fáceis e controláveis.
A primeira moto da categoria on/off até 160cc equipada com um motor de 1,3 kgf.m (6.000 rpm) de torque Máximo e 12,2 cv (7.500 rpm) de potência Máxima. Além disso ele é bem econômico, possui tecnologia Blueflex, que permitindo o uso de gasolina ou etanol.
Para ficar ainda melhor, o motor da Crosser conta com o YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), um exclusivo sistema que potencializa a refrigeração do motor.
O monocilíndrico de 149,3 cm³ com injeção eletrônica flex e escalonamento curto do câmbio de cinco velocidades com engates “amanteigados” ajuda ainda mais no desempenho.
Nas suspensões, a Crosser 150 Z traz garfo telescópico de 33 mm na dianteira e monoamortecedor com link na traseira, sem opção de ajustes.
Para conforto, a versão conta com amplo e anatômico assento em dois níveis e as alças em alumínio, oferecem também segurança, além da praticidade do bagageiro de série.
E para completar o pacote de funcionalidades, o Crosser Z apresenta o painel mais completo da categoria, possui contas giros analógico e visor LCD digital, indicador de marcha e marcador de combustível, relógio, velocímetro, fuel trip, relógio hodômetro parcial e total. Além da função ECO, que auxilia na pilotagem focada na economia de combustível.
As cores disponíveis para o modelo é preto eclipse (preto) e competition blue (Azul). O valor comercializado no mercado é de R$ 13.000,00.