Situação dos yanomami: causa foi omissão do Brasil

A cada dia as investigações revelam as terríveis situação dos yanomami, agora o Ministério Público Federal (MPF) divulgou ao público que que a situação de saúde dos indígenas foi causada pela omissão do Estado brasileiro na proteção das terras indígenas.

Brasil
Publicado em 23/01/2023 por Alan Corrêa
Situação dos yanomami: causa foi omissão do Brasil
Ricardo Stuckert/ PR

A conclusão está em uma nota publica divulgada pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF, que fez um relato histórico do trabalho realizado na Terra Indígena Yanomami, localizada em Roraima.

Garimpos ilegais

A nota cita ainda deficiência na oferta de serviços de saúde, falta de distribuição de remédios e a presença de garimpeiros na região como fatores que contribuíram para a situação.

Sobrevoo regista áreas de garimpos ilegais dentro da Terra Indígena Yanomami em Roraima (Christian Braga/Greenpeace)
Sobrevoo regista áreas de garimpos ilegais dentro da Terra Indígena Yanomami em Roraima (Christian Braga/Greenpeace)

“O Ministério Público Federal destaca também o firme compromisso da instituição de continuar atuando de forma célere e diligente, em todas as esferas e em cumprimento à sua missão constitucional para coibir as atividades ilegais de garimpo e outros ilícitos em terras indígenas, para a retirada de invasores nas Terras Indígenas Yanomami e de outros povos, como Munduruku e Kayapó, bem como para o fortalecimento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai)”, concluiu o órgão.

Crise humanitária em Roraima será enviada ao Tribunal em Haia

Informações do colunista do UOL Jamil Chade: A situação de crise humanitária do povo yanomami será levada ao Tribunal Penal Internacional. O UOL obteve a confirmação de que as informações começam a ser preparadas para o envio para a corte em Haia, num processo que pode ainda levar algumas semanas para ser completado e que tem como foco o ex-presidente Jair Bolsonaro. No UOL News, a professora de Direito Eloísa Machado fala sobre o assunto.

*Com informações do MPF, UOL e Agência Brasil.

Acompanhar
Notificar:
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?