São Paulo tem aumento de família dos saguis e preocupa veterinários

Eles são bonitos, fofinhos e chamam a atenção de adultos e crianças, mas certamente o lugar dos saguis não é no centro das cidades.
Publicado em Animais dia 13/01/2023 por Alan Corrêa

Eles são bonitos, fofinhos e chamam a atenção de adultos e crianças, mas certamente o lugar dos saguis não é no centro das cidades.

O sagui é uma espécie de macaco muito presente nas áreas urbanas, que acaba colocando sua vida em risco na cidade. Algumas espécies são oriundas de escapes de cativeiro ou por soltura indevida.

Levantamento mostra aumento da população dos saguis na cidade de São Paulo, o que tem virado dor de cabeça para veterinários e ambientalistas.

Como proceder ao encontrá-los

De acordo com Juliana Summa, diretora da Divisão da Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, não é recomendável domesticá-los.

“Esses animais silvestres não devem ser alimentados. Isso faz com que voltem todos os dias ao local, em busca de alimento. Em vida livre eles têm disponível a quantidade de alimento necessário”, explica a especialista.

Caso o animal esteja ferido ou seja um filhote órfão, quem o encontrou deve entrar em contato com a Divisão da Fauna Silvestre (DFS), inclusive para orientação de como proceder. Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário é muito importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo Whatsapp (11) 96715-5424.

*Com informações da Prefeitura de SP.