RNPC: veja como fazer seu Cadastro Positivo de Condutores pelo app

Passou a valer a partir do dia 22 o RNPC (Registro Nacional Positivo de Condutores) ou cadastro de bons motoristas conforme já apelidado popularmente. O projeto tem como objetivo mobilizar instituições privadas e órgãos públicos a respeito da segurança e responsabilidade dos condutores no trânsito.
Publicado em Notícias dia 3/10/2022 por Alan Corrêa

Passou a valer a partir do dia 22 o RNPC (Registro Nacional Positivo de Condutores) ou cadastro de bons motoristas conforme já apelidado popularmente.

O projeto tem como objetivo mobilizar instituições privadas e órgãos públicos a respeito da segurança e responsabilidade dos condutores no trânsito.

Como realizar o cadastro e participar

Os motoristas e condutores que quiserem participar da iniciativa já podem se cadastrar no aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou no portal de serviços do Senatran. Ao fazer isso, o condutor consente a divulgação dos seus dados para consulta e constatação da adaptabilidade para receber as bonificações.

O cadastro positivo será ativado no dia 13 de outubro, data em que as vantagens poderão ser liberadas àqueles que atenderem os padrões exigidos.

Surgimento e finalidade

Motoristas que não cometeram infrações no último ano já podem se inscrever no cadastro nacional positivo
Motoristas que não cometeram infrações no último ano já podem se inscrever no cadastro nacional positivo

O RNPC é um cadastro, feito pelo Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) que permite que instituições privadas e órgãos públicos concedam benefícios àqueles que não tiverem cometido infrações de trânsito durante o período de 12 meses completos.

Vale ressaltar que o recurso já está disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que também conta com outras funcionalidades interessantes como a Venda Digital, o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) e o Renave 0 km.

Para empresas

As empresas que quiserem atuar com o RNPC devem comunicar o interesse ao Senatran e apresentar os benefícios que serão oferecidos e preencher um formulário online. Como recompensa, a Secretaria Nacional de Trânsito criou o selo “Parceiro do Bom Condutor”, que poderá ser utilizado nas ações promocionais, portais, redes sociais e aplicativos.

Novidades no aplicativo

Registro Nacional Positivo de Condutores vai beneficiar bons motoristas
Registro Nacional Positivo de Condutores vai beneficiar bons motoristas

Além da inclusão desta nova funcionalidade, o aplicativo também conta com melhorias em sua aparência e design. Agora está modelado de uma forma que transforma a experiência do usuário mais prática e intuitiva, por colocar os temas subdivididos de maneira mais clara e objetiva. O app ainda ampliou a oferta de benefícios ao cidadão ao permitir o pagamento de multas com desconto e a venda digital com transferência on-line da propriedade do veículo, além de outras facilidades. O aplicativo Carteira Digital de Trânsito – é um dos mais acessados da plataforma gov.br – está disponível nas versões Android e iOS.

Impactos esperados

Registro Nacional Positivo de Condutores incentiva boas práticas no trânsito e concederá benefícios a quem não foi multado nos últimos 12 meses
Registro Nacional Positivo de Condutores incentiva boas práticas no trânsito e concederá benefícios a quem não foi multado nos últimos 12 meses

Espera-se que a iniciativa realmente faça com que o trânsito, especialmente em grandes metrópoles como São Paulo, melhore e apresenta menores índices de acidentes ou de violência como é comum hoje em dia. Por meio da iniciativa que incentivará fortemente o maior cuidado ao conduzir qualquer tipo de veículo, muitos colherão os benefícios por contribuir para um trânsito mais tranquilo e amigável. É bom notar que órgãos públicos seguem inovando para melhorar a qualidade nas ruas e no trânsito, promovendo isso de maneira saudável e revolucionária, com benefícios que com certeza irão impactar a vida de milhares de brasileiros.

É uma grande notícia também para a grande classe de motoristas de aplicativos. Já que muitos fazem uso de um bem pessoal para fins trabalhistas, dificilmente estes se envolveram em acidentes. Sendo assim, com certeza é um benefício que terá benefícios tanto para quem depende do uso automotivo como emprego, como aqueles que usam para viagens de curta e longa distância diárias.

*Com informações do TechDoido, Carro.Blog.Br e GovBr.