buscar
Notícias

Poupatempo faz mutirão de renovação de CNH; veja como fazer agendamento

No próximo sábado, dia 27, o Poupatempo realizará mais um mutirão em parceria com o Detran-SP para renovar CNH. Serão disponibilizadas mais de 11 mil vagas para esta edição. Na semana passada, durante a ação no Poupatempo, foram concluídos 9,3 mil atendimentos.
Publicado em Notícias dia 25/05/2023 por Alan Corrêa

No próximo sábado, dia 27, o Poupatempo realizará mais um mutirão em parceria com o Detran-SP para renovar CNH. Serão disponibilizadas mais de 11 mil vagas para esta edição. Na semana passada, durante a ação no Poupatempo, foram concluídos 9,3 mil atendimentos.

Desde quarta-feira (24), os condutores interessados em participar do mutirão podem agendar o serviço, que é obrigatório e totalmente gratuito. O objetivo principal é atender os motoristas que precisam regularizar suas habilitações até o final deste mês.

Durante os meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, os postos do Poupatempo realizaram um total de 84,3 mil atendimentos nos mutirões.

Ao longo dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, os postos do Poupatempo registraram um total de 84,3 mil atendimentos nos mutirões.

A partir do início de 2023, os condutores com vencimento da CNH ao longo do ano devem seguir o cronograma habitual de renovação, de acordo com a data estipulada em cada documento. Em outras palavras, aqueles que possuem a habilitação válida em maio devem renová-la no prazo máximo de 30 dias após o vencimento ou, se preferirem, podem antecipar a renovação em até 30 dias antes da data de validade.

Prazo Máximo para renovação

Agendamento obrigatório

O agendamento para o atendimento presencial no Poupatempo é um requisito obrigatório e pode ser feito gratuitamente através dos canais oficiais do programa. Esses canais incluem o portal www.poupatempo.sp.gov.br, o aplicativo Poupatempo Digital, os totens de autoatendimento e o assistente virtual chamado “P”, que também está disponível no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.

Para a renovação simplificada da CNH, é recomendado que seja feita preferencialmente de forma remota, seja através do Poupatempo ou dos canais do Detran.SP. Nesse caso, o motorista só precisa seguir as instruções do atendimento online e realizar o exame médico na clínica indicada. O novo documento será enviado pelos Correios para o endereço cadastrado na CNH.

Motoristas que possuem CNH nas categorias C, D ou E devem realizar o exame toxicológico em um laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. A validade desse exame é de dois anos e meio para motoristas com menos de 70 anos e possui a mesma validade da CNH para aqueles com 70 anos ou mais. Durante o processo de renovação simplificada, o condutor também pode solicitar a mudança de categoria através dos canais digitais.

Em 2023, o Poupatempo já registrou mais de 1,3 milhão de atendimentos para a renovação da CNH, incluindo serviços presenciais e eletrônicos.

Renovação da CNH

Para renovar a CNH, é simples e fácil. Basta acessar o site ou o aplicativo Poupatempo Digital e seguir alguns passos. No portal ou no aplicativo, clique em “Serviços”, em seguida em “CNH” e selecione “Renovação de CNH”.

Ao acessar o serviço, você poderá confirmar ou atualizar seus dados pessoais. Em seguida, será necessário agendar o exame médico em uma clínica credenciada, indicada pelo sistema. É importante ressaltar que os motoristas que exercem atividade remunerada ou optam pela inclusão dessa modalidade na CNH também precisam passar por uma avaliação psicológica, que será realizada por um profissional credenciado.

Após a aprovação nos exames, será necessário efetuar o pagamento da taxa de emissão da CNH. Em seguida, você receberá por e-mail as orientações da Senatran, contendo informações para acessar a CNH Digital. A CNH Digital possui a mesma validade do documento físico e pode ser acessada através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Caso precise consultar o código de segurança para acessar a CNH Digital, você poderá encontrá-lo nos canais eletrônicos do Poupatempo. Essa facilidade permite que você tenha a sua CNH sempre à mão, de forma digital e segura.

*Com informações do Poupatempo.