A região sul brasileira é extremamente conhecida pelo seu clima mais frio, pontos turísticos belíssimos, gastronomia diferenciada, belas praias e pela belíssima arquitetura proveniente dos europeus que por lá costumavam habitar quando vinham para o Brasil.
Localização de uma das principais colônias alemãs no Brasil, o estado de Santa Catarina conta com inúmeras cidades de beleza deslumbrante. A principal delas fica por conta de Florianópolis, a capital do estado, que entrega aos turistas tudo de melhor que a região sul brasileira pode entregar.
O município de Florianópolis, ou Floripa como é conhecida popularmente, é composto por uma ilha principal (Ilha de Santa Catarina), a parte continental do estado e outras pequenas ilhas ao redor.
Possui 500.973 habitantes, sendo a segunda maior população do estado e a 48ª maior do Brasil, enquanto a região metropolitana possui 1.209.818 pessoas e é a 21ª maior do país. Entre as capitais brasileiras, Florianópolis é a que apresenta maior índice de IDH, demonstrando uma excelente qualidade de vida.
Sua economia é gerada basicamente por meio das grandes empresas de tecnologia da informação que lá residem, nos seus serviços prestados e em seu turismo, que não deixa absolutamente nada a desejar.
O Aeroporto Internacional Hercílio Luz serve à cidade. Florianópolis é o lar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de dois campi do Instituto Federal de Santa Catarina e de dois campi da Universidade do Estado de Santa Catarina, entre outras instituições de ensino superior e profissional.
Por mais que Floripa esteja ao sul do Brasil, onde geralmente o frio predomina, engana-se quem pensa que as praias costumam ser meramente figurativas por lá. Muito pelo contrário, acabam sendo uma das principais atrações por lá.
A praia mais badalada de todas é a Jurerê internacional, onde a água é calma e quente. Por lá existem diversas mansões e é uma espécie de “Angra dos Reis do Sul” .
Também existem praias onde a prática de esportes é mais recorrente como por exemplo a Praia da Joaquina, a Praia Mole e principalmente a Campeche, onde mais ocorre a prática de atividades como kitesurf, windsurf, frescobol, futvôlei e slackline.
Além das praias, ainda existem outros belos pontos turísticos que valem a pena serem visitados. Começando pela Ponte Hercílio Luz, que é o cartão postal da cidade. A ponte inaugurada em 1926 e interditada em 1981 hoje apenas enfeita a paisagem da cidade, e mesmo assim ainda é extremamente reconhecida.
Para aproveitar a excelente culinária da região o melhor lugar é o Mercado Central. Por lá você poderá experimentar o famoso pastel de camarão, um dos principais motivos que fazem do Mercado Central ser um ótimo local para o happy hour.
A praça XV com sua belíssima figueira centenária também chama muito a atenção, ainda mais pois na frente da mesma está localizada a Catedral Metropolitana de Florianópolis construída em 1908, e hoje é considerada patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município.
Por fim, caso você queira uma bela vista dessa cidade maravilhosa, ir até o Morro da Cruz pode ser uma boa. Com 285 m de altura, é possível avistar a ponte Hercílio Luz, as duas baías, as pistas do aeroporto e grande parte costeira da ilha.
Esta é a lista dos lugares em Florianópolis que você deve acrescentar no roteiro de viagem, confira:
*Com informações do Google Travel, Wiki e Prefeitura de Florianópolis.