buscar
Tecnologia

Pagamento por Whatsapp foi aprovado pelo Banco Central

O app de conversas mais usado no Brasil agora também será uma ferramenta de pagamentos, o Banco Central aprovou uma importante nova ferramenta do Whatsapp.
Publicado em Tecnologia dia 12/03/2023 por Alan Corrêa

O app de conversas mais usado no Brasil agora também será uma ferramenta de pagamentos, o Banco Central aprovou uma importante nova ferramenta do Whatsapp, você poderá usar seu cartão de crédito pelo aplicativo.

Uma nova ferramenta do WhatsApp permitirá compras e pagamentos por cartão de crédito, disponível no próximo mês. Isso significa que os usuários poderão negociar e pagar lojas e outras empresas sem sair do aplicativo, além de transferir dinheiro entre pessoas físicas com o cartão de débito ou pré-pago.

WhatsApp Pay — Foto: Divulgação/WhatsApp

O Banco Central autorizou a operação e o WhatsApp deve começar a disponibilizar a nova função em abril. Para garantir a segurança, o aplicativo exigirá a senha do celular e uma senha de seis dígitos criada quando o cartão for cadastrado.

Os usuários também devem tomar cuidado para evitar links não confiáveis e verificar a identidade do vendedor. Além da praticidade, a vantagem é se livrar das taxas das máquinas de cartão, o que pode resultar em preços mais baixos para os consumidores finais.

O lançamento do recurso de compras e pagamentos por cartão de crédito no WhatsApp não será imediato para todos os usuários, pois o serviço precisa ser comunicado com antecedência para todos os parceiros, seguindo as normas regulatórias relacionadas à concorrência e não discriminação. O Banco Central inicialmente havia impedido a disponibilização dessa versão do recurso para as parceiras Mastercard e Visa, permitindo apenas a transferência de dinheiro entre pessoas físicas.

Primeiro pagamento via WhatsApp feito no Brasil no WhatsApp Business Summit

Guilherme Horn, chefe do WhatsApp para a América Latina, anunciou que o pagamento de produtos e serviços em conversas utilizando cartões Mastercard e Visa será disponibilizado “em breve”.

“Acreditamos que o pagamento de pessoas para empresas via WhatsApp terá um grande impacto para todos, trazendo facilidade e simplicidade para os usuários ao mesmo tempo em que ajudará as pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas”, afirmou no LinkedIn.

*Com informações do Banco Central, LinkedIn e G1.