Como usar o Whatsapp para pagar contas?

Para que seja realizado alguma transação, é preciso vincular um cartão com o Facebook Pay, e o melhor ainda, é isento de taxas do serviço
Publicado em Tecnologia dia 27/09/2020 por Alan Corrêa

Foi anunciado um novo recurso do Whastapp para pagar contas, por meio do mensageiro. Essa nova ferramenta permite que, além de pagar as contas, os usuários possam fazer transferências do dinheiro para amigos, familiares e afins, por meio do aplicativo que tem disponibilidade de versão para celulares android e iOS. Para que seja realizado alguma transação, é preciso vincular um cartão com o Facebook Pay, e o melhor ainda, é isento de taxas do serviço.

Nosso país, é o primeiro a receber essa ferramenta, que promete facilitar muito a parte comercial tanto para estabelecimentos quanto para os usuários, sendo muito mais fácil fazer algum pagamento ou transferência sem que precise sair de casa. Vale lembrar que algumas pessoas podem não conseguir utilizar o recurso ainda, pois ele será liberado gradativamente para os usuários.

Atualmente, serão aceitos apenas cartões de débito ou crédito das instituições: Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, as bandeiras aceitas são Visa e Mastercard e a processadora das transações será a Cielo. Essa ferramenta estará disponível no menu de ações, sendo no clipe nos celulares Android e no sinal de “+” do iPhone. Nunca ficou tão fácil fazer pagamentos pela internet né? Vamos conferir como baixar e utilizar esses aplicativos.

Quais os aplicativos terão o acesso de pagamento?

A plataforma de pagamentos irá alcançar todos os aplicativos do império do Mark Zuckerberg, incluindo o Whatsapp, Facebook e Instagram. Essa nova função deverá ser chamada apenas de Facebook Pay, pois futuramente, os mesmos dados de cartão serão utilizados nos outros aplicativos da companhia. De acordo com informações da empresa, o Brasil foi escolhido para obter esse novo recurso porque inúmeros usuários e donos de pequenos negócios utilizam desse aplicativo.

Além disso, esse novo recurso pode apoiar a favor da movimentação da economia no Brasil, pois vemos muitos comerciantes utilizando o whatsapp de recurso para as suas empresas, e investir na mesma para que facilite o trâmite, é uma lógica e tanto.

Ainda não foi divulgado quando pretende expandir essa função para os outros aplicativos, porém, sabemos que está em um futuro próximo. A ideia é facilitar e aprimorar diversos recursos para os aplicativos da linha do Zuckerberg, assim facilitando a vida dos usuários e dos pequenos negócios.

Funcionamento do App

O usuário deverá configurar seu cartão de débito ou crédito no Facebook Pay. Cada usuário terá um limite de R$ 1 mil por transação e poderão receber até 20 transações por dia, com um limite de R$ 5 mil por mês. No Whatsapp business, o empreendedor deverá ativar a opção para receber o envio dos clientes, além disso, no modo business do aplicativo, não terá um limite de transações a receber no dia, de produtos e serviços por exemplo.

O funcionamento promete ser mais ágil e prático para realizar transações pagamentos de produtos ou serviços a venda. Você pode pedir uma pizza e pagá-la pelo whatsapp, ou pagar uma porcentagem por ela online e o resto presencialmente na hora da entrega. Isso dispensa o uso de maquininhas e até mesmo de fraudes pelas mesmas, facilitando a movimentação do pagamento de consumidor para vendedor.

Como utilizar o Whatsapp Pay?

  • Vá até o atalho de seu Whatsapp, sendo no clipe para celulares Android ou no sinal de “+” para celulares iPhone;
  • Clique no menu “Pagamentos”, logo após, o aplicativo pedirá para você digitar o valor e em seguida, irá te redirecionar para uma página onde deverá criar uma conta;
  • Lá, você deverá aceitar os termos de uso e inserir uma senha com 6 dígitos;
  • Em seguida, coloque seu nome, CPF e um cartão que esteja dentro das três parcerias citadas acima: Nubank, Banco do Brasil e Sicredi (bandeira Visa ou Mastercard);
  • Logo em seguida, você precisará confirmar os dados do cartão com o banco, então será enviado um código de verificação por SMS, e-mail ou pelo app do banco (esse código impedirá que cartões roubados sejam cadastrados).

De acordo com o App, todas as informações são criptografadas e será necessário inserir a senha ou reconhecimento biométrico toda vez que o usuário fizer transferência.

Quem utilizar o Whatsapp Business pagará por uma taxa.

O Facebook irá cobrar taxas de 3,99% sobre o valor do envio do dinheiro de empresários que utilizam o modo Business do Whatsapp. Outras taxas cobradas em outros tipos de serviços serão menores. Tirando o aplicativo, a taxa de desconto da Cielo é de 2,39% sendo de débito, e de crédito 4,99%; A da Getnet varia entre 1,95% sendo de débito, e de crédito 3,09%; A da rede do itaú, varia de 1,99% sendo de débito, e de crédito 3,49% Para utilizar esse recurso, os empreendedores deverão ativar essa opção para receber os pagamentos das vendas de produtos e serviços via aplicativo. Em questão de funcionamento não deverá apresentar muita diferença da conta comum, porém o termo de uso e serviços é voltado para comércio. Além disso, ao criar uma conta e assinar os termos, o usuário deverá aceitar criar uma conta na Cielo.

O Whatsapp Pay é seguro?

A criptografia dos pagamentos não são por completo (de ponta a ponta), pois os bancos precisarão receber as informações de pagamento dos usuários. Porém, o aplicativo afirma que foi investido em um sistema de segurança avançado, que é o lugar onde ficará o número dos cartões em uma rede totalmente separada e confiável. Os usuários irão receber um código de confirmação do Whatsapp, o PIN do Facebook Pay e o código de verificação. Como toda recomendação, é melhor que utilize esse recurso e não compartilhe suas informações de dados com outras pessoas.

Outra recomendação é: Compre produtos ou serviços de empresas que você conhece ou de empresas que possuem indicação de pessoas que você confia, mexer com dinheiro é bom mas precisa de cautela. Assim como você não é seguro comprar de qualquer site, esteja seguro a comprar de empresas conhecidas que utilizarão esse recurso.