Nova Yamaha XR9 Carbona, a versão invocada da XSR 900
A XR9 Carbona faz parte do programa Yard Bullit, é uma versão exclusiva feita pelos customizadores espanhóis da Bottpower, que se inspiraram no desafio de Pikes Peak para poder criar uma moto que oferece mais desempenho em pistas sinuosas.
Compacta, agressiva e leve, a XR9 Carbona foi concebida para oferecer um elevado nível de performance nas estradas abertas e desafiantes que despertam a adrenalina de cada condutor.
Saiba mais
A criação da nova XR9 foi baseada na experiência da Bottpower no desafio de Pikes Peak, no Colorado em 2017, uma das mais famosas corridas de estrada em um percurso de 20 km com 156 curvas e uma elevação de 1.440 metros, onde a Bottpower venceu duas categorias.
“A XR9 Carbona inspira-se nas nossas vitórias em Pikes Peak. Com um binário forte e um quadro compacto, percebemos que a Yamaha XSR 900 com tecnologia CP era a base ideal para este novo modelo especial Yard Built”, comentou David Sánchez, responsável da Bottpower.
Equipada com motor CP3, um tricilíndrico de 847 cm³ refrigerado a líquido com injeção eletrônica, comando DOHC, taxa de compressão 11.5:1, capaz de entregar potência máxima de 115 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 8,9 kgf.m a 8.500 giros, a nova XR9 Carbona recebeu algumas alterações estruturais, como tampa do tanque de combustível em fibra de carbono com entradas de ar integradas, assento com acabamento em alcantara e cauda de fibra de carbono, luzes traseiras e piscas, placa dianteira com luzes de posição LED integradas, protetor do radiador com aletas, entre outros itens.
“Baseados na nossa vasta experiência com materiais compostos e em impressão 3, introduzimos elementos da série R da Yamaha, como os faróis redondos ocultos para criar a sensação de uma moto de competição com matrícula”, explica Hugo van Waaijen, designer principal da Bottpower.
Esse kit de novos itens se encaixa perfeitamente em qualquer XSR900 ou Plataforma CP3 existente, como MT-09 e Tracer, sem a necessidade de efetuar modificações ao quadro.
“Primeiro, o nosso objetivo era criar uma moto elegante e rápida com uma aparência moderna e agressiva. Também queríamos conseguir desenvolver um kit “plug-and-play” que permitisse a qualquer proprietário de uma Yamaha XSR900 ou Plataforma CP3 transformar a sua moto na XR9.” Finaliza David Sánchez.