Conseguir manter um equilíbrio da vida profissional e pessoal de maneira saudável é um dos maiores desafios da população. Principalmente em tempos de isolamento social, ter problemas como má alimentação e falta de atividades físicas são corriqueiros.
Para ajudar a buscar um equilíbrio físico, nutricional e mental, o aplicativo InYou vem com a intenção de se tornar seu assistente pessoal no dia-a-dia, indicando diversas tarefas personalizadas para facilitar o encontro deste ponto de equilíbrio primordial para a saúde.
O InYou chega com um layout extremamente dinâmico e auto instrutivo que logo direciona o usuário para realizar o login. Inicialmente, é criada a conta colocando dados como nome, sobrenome, estado civil, gênero e também e-mail e senha para o cadastro.
Após isso, o aplicativo te cadastra e te introduz o conceito de o mesmo servir como um assistente pessoal que visa te ajudar a ser a melhor versão de si mesmo, e para isso ele propõe que você responda umas questões afim de traçar melhor o seu perfil para te ajudar. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Algumas questões relacionadas à saúde são feitas, tais como IMC, se você se encaixa em algum quadro de diabetes, pós-operatório, alergia alimentar entre outras questões. A parte de nutrição ele coleta dados sobre a sua pretensão com a dieta e qual tipo de dieta você pretende seguir (vegano, vegetariano, sem glúten, etc), vindo em seguida questões sobre sua rotina de exercício e o que você pretende com uma nova.
Para deixar o questionário ainda mais completo, perguntas inerentes à saúde mental são realizadas, propondo um equilíbrio emocional, visando saber qual sua pretensão atual nesse quesito, seja ser mais produtivo ou mais feliz, pergunta se você é uma pessoa ansiosa, como é o seu temperamento mais ou menos, para terminar e montar o seu perfil.
Entre os diversos programas oferecidos pelo app, um dos destaques fica por conta do “Meu Crush Sou Eu – Detox”. Apesar de ter como intuito o aspecto físico do Detox sugerindo uma dieta e consequentemente novas rotinas alimentares, há no programa também uma perspectiva psicológica sobre a dieta, demonstrando o valor que se é dado para a comida, a frustração de se quebrar a dieta e a incorporação da ideia de a encarar como uma mudança de hábito alimentar e não como um ideal a ser alcançado.
Esse tipo de conceito é muito comum em dietas apresentadas atualmente, com promessas milagrosas de perdas de peso enormes e mudanças drásticas, que pedem em troca sacrifícios psíquicos e físicos as custas de se manter o ideal de dietas restritivas que se tornam frustrantes e cíclicas.
Existe também o destaque em um programa de autoconhecimento recomendado para o usuário, que promovem questionamentos em leituras de acordo com o perfil comportamental que foi traçado, visando atingir a sua melhor versão.
As atividades físicas que são propostas também através de programas a serem seguidos e de acordo com a situação atual do usuário e de suas pretensões com o desempenho do programa.
No geral o aplicativo dispõe de uma abordagem que valoriza mais a subjetividade do usuário para adequar os programas para melhor atende-los e se encaixar em suas rotinas. Pelo fato de o InYou ser bem simples de usar, acaba sendo extremamente prático para se manter na rotina já que os programas têm metas diárias ou semanais para serem cumpridas.
O app ainda oferece textos com questões como meditação, a importância da psicoterapia, as questões emocionais ligadas a comida, propostas de repensar vícios alimentares como Fast Food, a rotina dos exercícios e outros diversos assuntos que estão em pauta em nosso cotidiano.
Pelo fato da linguagem do aplicativo ser bem descontraída e interativa, utiliza-lo acaba por se tornar leve e simples, apresentando um aspecto mais humano e menos sistêmico em relação aos demais.
Outro fator que também conquista é a praticidade de se atrelar diversos programas recomendados simultaneamente. Todas as atividades propostas acabam sendo associadas visando dar suporte para a outra, se mostrando bem útil por conta da associação de um exercício com outro, fazendo com que ambos se complementem.
A proposta do InYou de ajudar as pessoas a alcançarem o equilíbrio entre a alimentação, o psicológico e o físico é demonstrada de maneira sutíl e intuitiva, cativando cada vez mais os usuários. O aplicativo é novo e ainda está em processo de aprimoramento, o que pode fazer do assistente pessoal ainda maior, mais intuitivo e, principalmente, propagando ainda mais o bem-estar.