buscar
Trabalho

INSS 2023: veja como solicitar aposentadoria por idade

Para solicitar aposentadoria por idade para trabalhador urbano é necessário que a pessoa comprove a carência mínima de 180 contribuições, tenha 15 anos de tempo de contribuição e tenha a idade mínima de 65 anos, se homem, ou a partir de 62 anos, se mulher.
Publicado em Trabalho dia 31/01/2023 por Alan Corrêa

Este ano o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem algumas novas regras para a aposentadoria por idade, acompanhe como fazer o pedido do seu benefício.

Para solicitar aposentadoria por idade para trabalhador urbano é necessário que a pessoa comprove a carência mínima de 180 contribuições, tenha 15 anos de tempo de contribuição e tenha a idade mínima de 65 anos, se homem, ou a partir de 62 anos, se mulher.

Como solicitar aposentadoria por idade

É importante verificar as regras e condições da aposentadoria por idade antes de solicitar, pois elas podem ter mudanças. Além disso, é recomendável consultar um especialista em previdência social para obter mais informações sobre o processo.

Para solicitar a aposentadoria por idade, o trabalhador deve juntar toda a documentação necessária, como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de vínculo com o INSS (Veja aqui a documentação necessária pra a comprovação de tempo de contribuição). Este serviço é gratuito para o cidadão.

Como acompanhar e receber a resposta do seu processo

Quanto tempo leva? Em média 45 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

O que fazer para ter uma boa aposentadoria?

A aposentadoria não precisa ser o fim da sua jornada, pode ser uma oportunidade para novos desafios

Algumas dicas para a aposentadoria durar mais incluem:

  1. Continuar trabalhando e contribuindo para o INSS, aumentando assim o tempo de contribuição e o valor da aposentadoria.
  2. Investir em planos de investimento que sejam seguros e rentáveis, que complementam a aposentadoria oferecida pelo INSS.
  3. Controlar as despesas e evitar dívidas, para garantir uma vida financeira saudável e estável na aposentadoria.
  4. Planejar a aposentadoria com antecedência, estudando as opções de investimento e previdência disponíveis e escolhendo aquelas que melhor atendem às suas necessidades e objetivos financeiros.
  5. Mantendo uma vida saudável, praticando exercícios físicos e alimentando-se de forma equilibrada, pois isso pode ajudar a prolongar a vida útil e, consequentemente, a duração da aposentadoria.

Observação: é importante lembrar que essas dicas não garantem uma aposentadoria mais longa, mas podem ajudar a preparar-se financeiramente para o futuro. É importante consultar um especialista em previdência social para obter informações mais detalhadas sobre as opções de aposentadoria disponíveis.

*Com informações do GovBr e INSS.