Para solicitar aposentadoria por idade para trabalhador urbano é necessário que a pessoa comprove a carência mínima de 180 contribuições, tenha 15 anos de tempo de contribuição e tenha a idade mínima de 65 anos, se homem, ou a partir de 62 anos, se mulher.
Este ano o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem algumas novas regras para a aposentadoria por idade, acompanhe como fazer o pedido do seu benefício.
Para solicitar aposentadoria por idade para trabalhador urbano é necessário que a pessoa comprove a carência mínima de 180 contribuições, tenha 15 anos de tempo de contribuição e tenha a idade mínima de 65 anos, se homem, ou a partir de 62 anos, se mulher.
Como solicitar aposentadoria por idade
É importante verificar as regras e condições da aposentadoria por idade antes de solicitar, pois elas podem ter mudanças. Além disso, é recomendável consultar um especialista em previdência social para obter mais informações sobre o processo.
Para solicitar a aposentadoria por idade, o trabalhador deve juntar toda a documentação necessária, como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de vínculo com o INSS (Veja aqui a documentação necessária pra a comprovação de tempo de contribuição). Este serviço é gratuito para o cidadão.
- Entre no Meu INSS (Clique aqui para baixar o app do INSS);
- Clique no botão“Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Como acompanhar e receber a resposta do seu processo
Quanto tempo leva? Em média 45 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
- Entre no app Meu INSS;
- Clique no botão “Consultar Pedidos”;
- Encontre seu processo na lista;
- Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.
O que fazer para ter uma boa aposentadoria?
A aposentadoria não precisa ser o fim da sua jornada, pode ser uma oportunidade para novos desafios
Algumas dicas para a aposentadoria durar mais incluem:
- Continuar trabalhando e contribuindo para o INSS, aumentando assim o tempo de contribuição e o valor da aposentadoria.
- Investir em planos de investimento que sejam seguros e rentáveis, que complementam a aposentadoria oferecida pelo INSS.
- Controlar as despesas e evitar dívidas, para garantir uma vida financeira saudável e estável na aposentadoria.
- Planejar a aposentadoria com antecedência, estudando as opções de investimento e previdência disponíveis e escolhendo aquelas que melhor atendem às suas necessidades e objetivos financeiros.
- Mantendo uma vida saudável, praticando exercícios físicos e alimentando-se de forma equilibrada, pois isso pode ajudar a prolongar a vida útil e, consequentemente, a duração da aposentadoria.
Observação: é importante lembrar que essas dicas não garantem uma aposentadoria mais longa, mas podem ajudar a preparar-se financeiramente para o futuro. É importante consultar um especialista em previdência social para obter informações mais detalhadas sobre as opções de aposentadoria disponíveis.
*Com informações do GovBr e INSS.
Alan Correa
Sou jornalista desde 2014 (MTB: 0075964/SP), com foco em reportagens para jornais, blogs e sites de notícias. Escrevo com apuração rigorosa, clareza e compromisso com a informação. Apaixonado por tecnologia e carros.