Lá já se vão 25 anos da história de uma lenda. Provavelmente o modelo mais popular, o mais vendido e o mais conhecido em todo território nacional, ela talvez só perca para a CG 125 que acaba de sair de linha com 42 anos de história. Renovada, a CG 160 Titan provavelmente preencherá o espaço deixado por sua irmã menor.
A CG 125 que saiu de linha foi lançada em 1976 e foi desde então o modelo mais vendido no Brasil, tendo perdido a primeira posição apenas com o surgimento da CG Titan.
Hoje, com preço aproximado de R$ 10.490 – ou 10.800 na versão 25th Anniversary Edition – ela se torna um dos grandes ícones do mundo das motocicletas nos Brasil. Com vários de seus aspectos visuais e tecnológicos renovados, seu espírito permanece o mesmo.
O motor da CG Titan 160 é o mesmo que os modelos Start e Cargo utilizam. Trata-se do motor OHC, monocilíndrico de 4 tempos, arrefecido a ar, com 162,7 cc, capaz de gerar 15,1 cv de potência máxima a 8.000 rpm e um torque máximo de 1,54 kgf.m a 6.000 rpm.
Acompanha a transmissão de 5 marchas no pedal, sistema de partida elétrico e alimentação por Injeção Eletrônica PGM FI. Uma ótima mecânica, e uma motorização bastante equilibrada para uso urbano.
Um dos grandes destaques é o seu novo painel que na maior parte é digital. Ele traz informações como hodômetro parcial e total, nível de combustível, velocidade instantânea, horas e – a grande novidade – o conta giros linear na parte superior do painel.
Logo acima do painel digital estão os botões luminosos que indicam farol alto, setas, óleo do motor e posição de Neutro da marcha.
O tanque de combustível também foi redesenhado e ficou com estilo mais moderno e sofisticado, além de oferecer uma ergonomia melhor para o piloto, deixando a condução mais confortável e melhorando a dirigibilidade.
Além disso, conta agora com a nova tampa de combustível. Antigamente as motocicletas perdiam muito combustível pelo fato da tampa não vedar bem a abertura do tanque e o combustível acabava evaporando. Isso já não acontece mais, pois a nova tampa veda completamente o orifício de abastecimento.
Os novos freios CBS (Combined Brake System), um luxo para quem pilotou as primeiras edições da CG, na verdade hoje são meio que indispensáveis. As condições de trânsito atualmente são bem mais complexas e exigem um melhor sistema de segurança.
O ideal é o sistema ABS que evita o travamento das rodas, mas ele encareceria muito os modelos de entrada. Para suprir essa necessidade, criou-se o sistema combinado de freios.
Esse sistema aciona de modo proporcional ambos freios, dianteiro e traseiro, ainda que o piloto ative apenas um deles. Dessa forma, a estabilidade sobre a motocicleta será muito maior, e o tempo de parada muito menor.
A carenagem foi inspirada em motos de maior cilindrada, mais esportivas, e justamente para produzir essa sensação de esportividade em quem pilota e em quem a vê circulando pelas ruas. A sua carenagem lateral sai do tanque de combustível e avança em direção ao motor e para frente, deixando seu aspecto mais agressivo e aventureiro.
Além disso, conta com rodas personalizadas e exclusivas, compostas por 5 raios duplos que ao mesmo tempo dão a impressão de leveza e de modernidade, sem perder em nada a robustez necessária enfrentar os trancos do dia-a-dia de uma pavimentação tão precária como a que temos na maior parte do Brasil.
Para comemorar seu aniversário de 25 anos, a Honda criou a versão 25th Anniversary Edition. Ela traz uma pintura exclusiva que harmoniza de forma primorosa as cores preta, branca e dourada – sendo que as rodas é inteiramente dourada – além da inscrição “25th Anniversary Edition” no tanque de combustível.
As dimensões da CG Titan proporcionam um bom centro gravitacional que ajudam na pilotagem segura e ágil. Seguem os dados:
Além da edição exclusiva, a CG Titan 160 traz também – como os outros modelos da marca – o Programa 3 anos de Garantia Honda, dentro do qual está incluída a troca de óleo por 7 revisões sem nenhum custo (a partir da 3a revisão), sempre com Óleo Genuíno Honda.
Nas revisões são analisados 21 componentes da motocicleta. O serviço é feito na presença do proprietário em box exclusivo no período máximo de 1 hora. Para um modelo popular a oferta está muito boa.