O nome que esse modelo leva não é atoa. De fato, a Honda CG Start é uma excelente motocicleta pra quem está começando na arte de pilotar. Bom custo benefício, bons itens de segurança e boa economia. Tudo que alguém pode desejar para uma primeira moto.
Um dos grandes atrativos da CG Start é o seu preço, R$ 8.390 aproximadamente. Um valor bastante acessível quando se fala numa motocicleta 0km, e que ainda traz os principais itens de segurança e proporciona muita economia de combustível, sem deixar de oferecer a potência necessária.
Motor OHC, monocilíndrico de 4 tempos, arrefecido a ar, com 162,7 cc, proporcionando potência máxima de 14,9 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 1,40 kgf.m a 6.000 rpm. Conta com transmissão de 5 velocidades e sistema de partida elétrico. Seu sistema de alimentação é por Injeção Eletrônica PGM FI.
Entre as suas muitas vantagens, a CG Start traz um painel que apresenta a maior parte das informações da motocicleta de forma digital. Nele estão contidos: hodômetro parcial e total, nível do combustível atual no tanque e velocidade instantânea.
Logo acima desse painel, em sinais luminosos, estão as indicações de seta, farol alto, óleo do motor e a posição neutra do câmbio. Todo esse conjunto proporciona uma visibilidade melhor das informações, ótimo recurso para não perder a atenção da pilotagem.
Uma das novidades que temos visto nos modelos da Honda é a nova tampa do tanque de combustível. Embora possa parecer um item insignificante, ela tem um papel fundamental na economia do combustível.
Antigamente as tampas do tanque de combustível não vedavam bem a abertura e o combustível evaporava aos poucos, além de deixar um odor muito forte nas proximidades da motocicleta. Agora, com essa nova tampa, o problema está resolvido.
Os freios CBS (Combined Brake System) são um importante sistema de segurança que, na falta do ABS, é extremamente necessário. O sistema atua de forma inteligente acionando ambos freios deforma proporcional ainda que o piloto aciona apenas um deles.
Portanto, ele combina os freios dianteiro e traseiro para dar mais equilíbrio nas frenagens e diminuir o tempo/espaço entre o seu início e a parada completa. Para quem está iniciando na pilotagem esse item é fundamental, ajudará a evitar acidentes de todas as proporções.
Os seus freios são a tambor nas duas rodas, cada um com 130 mm, resultando em frenagens mais progressivas para evitar a perda do controle, ideal também para quem está começando a pilotar.
Sabemos muito bem como é a pavimentação das vias na maior parte do Brasil: muito precária. Com isso, é mister que a motocicleta tenha uma boa suspensão dianteira capaz de absorver os impactos gerados por essas irregularidades.
A CG Start conta com uma suspensão dianteira telescópica de 135 mm que proporciona mais segurança e conforto na pilotagem. Ela consegue absorver bem esses impactos sem dar trancos excessivamente fortes nas mãos do piloto. Também um item relevante para os iniciantes.
A motocicleta é um grande conjunto que precisa estar em harmonia. Não basta ter excelente sistema de freios e uma suspensão ruim, ou então uma ótima suspensão e rodas fracas.
Um dos itens importantes é o chassi d motocicleta. Ele precisa ser resistente mas ao mesmo tempo leve para manter o centro gravitacional favorável à pilotagem, de modo que as manobras possam ser feitas de modo ágil e sem que o piloto perca o equilíbrio sobre o veículo.
Esse é o caso da CG Start que conta com um chassi 4 kg mais leve e resistente, além do protetor de escapamento que evita o contato direto da perna do piloto com a parte mais quente do motor.
As dimensões e capacidades da CG Start são um dos fatores que a torna tão econômica, com boa ergonomia e fácil de pilotar:
Outro grande diferencial – já não do modelo mas da marca – é o programa de garantia de 3 anos que a Honda oferece aos seus clientes. Não é fácil encontrar marcas que ofereçam tanto tempo em modelos de entrada, sinal que a marca confia no seu produto.
Neste programa estão incluídas 7 trocas de óleo – a partir da 3a revisão – totalmente gratuitas e com produto genuíno da marca. Além disso, as revisões são feitas na presença do proprietário em box exclusivos e no período máximo de 1 hora.
São revisados 21 componentes da motocicleta. Com isso, o piloto pode sair tranquilo que sua segurança quanto à moto está garantida. Pilotando com os devidos cuidados e observando a legislação de trânsito, não terá problema algum.