Nos dias atuais, praticamente todo mundo tem um bicho de estimação. Cada vez mais nos apegamos aos animais, damos características humanas aos mesmos e, por consequência, fazemos com que eles se tornem cada vez mais membros de nossa família.
Uma dessas características humanas que damos aos nossos pets é a atribuição de idade aos mesmos. É claro também que a idade humana é muito diferente da “idade canina”. Mas afinal, como podemos definir em “anos humanos” a idade de nosso cachorro?
Se você tem um cachorro, é quase impossível que você nunca tenha escutado de alguém a famosa “regra do 7” para determinar a idade de seu animal. A regra é muito simples: Se o cachorro tem 1`ano, em anos humanos ele tem 7, se tem 2 anos, 14 e assim por diante.
Esse boato se originalizou muito por conta de dizerem que um cachorro vive um sétimo da vida de um humano. E por um lado, até que faz sentido se você pensar que um cachorro consegue chegar aos 12 anos saudável da mesma forma que um ser humano chega aos 80 se saudável.
Mas vamos lembrar uma coisa que é o principal para desmascarar esse dito popular: O cachorro é um dos mamíferos que mais variam do mundo, com diversas raças e pesos, podendo ir de 3 até 90 kg quando adultos.
Então, se existem cachorros tão diferentes, automaticamente seus sistemas de idade humana também podem ser alterados. Afinal, comparando um Shi Tzu com um São Bernardo as diferenças são um tanto quanto grandes.
O organismo muda muito de raça para raça, além de que o porte do cachorro também influencia diretamente em sua longevidade.
Já que os organismos dos cachorros são diferentes entre si, então a quantidade de anos humanos que equivalem em anos de animais também muda.
De acordo com um estudo feito pelo veterinário Jesse Grady, do departamento de veterinária da Mississippi State University, nos EUA, Jesse e sua equipe construíram um gráfico onde demonstra o avanço da idade em cada porte de cachorro.
Os cachorros de porte gigante costumam ser os que envelhecem mais rápido, sendo que aos 10 anos já poderia se considerar o mesmo com 80 anos humanos. Por sua vez, os cachorros de pequeno porte demoram 15 anos para atingir os 80 anos, sendo o porte com maior tempo de vida. As raças de médio porte levam 12 anos para serem considerados idosos e as raças grandes 11.
*Com informações da Super