buscar

Entenda porque cientistas estão pintando vacas como se fossem zebras

Os animais sempre são alvo das pesquisas científicas, algumas são muito curiosas, como é o caso destes pesquisadores que estão pintando vacas como se fossem zebras.
Publicado em Ciência dia 13/10/2019 por Alan Corrêa

Os animais sempre são alvo das pesquisas científicas, algumas são muito curiosas, como é o caso destes pesquisadores que estão pintando vacas como se fossem zebras.

Não é à toa que as listras pretas e brancas estão ali, é fato comprovado que elas exercem uma função muito importante sobre o animal, podendo valer até em humanos.

Entenda melhor

Camuflagem da zebra

Diversos estudos comprovam que as listras das zebras servem para repelir insetos. Devido a uma certa ilusão de ótica, as listras pretas e brancas causam um grande incômodo na visão dos insetos. Fato que também funciona para a proteção em humanos, podemos ver isso presente em algumas tribos africanas que usam pinturas corporais listradas justamente para prevenir contras as picadas de insetos.

As moscas pertencentes ao gênero Tabanidae são pragas graves para o gado, causando uma enorme perda econômica na produção animal. Por isso cientistas pensaram no método das listras para evitar esse problema.

O estudo

Pesquisadores japoneses queriam saber se as listras poderiam desempenhar nas vacas a mesma função que exercem nas zebras.

A equipe de cientistas recrutou seis vacas pretas e as pintou de diferentes formas: 2 delas com listras pretas e brancas, 2 só com listras pretas (sobre a cor natural dos bichos) e 2 sem pintura nenhuma, para servir de grupo controle.

E então foi observado o comportamentos repelentes que as vacas tem, como por exemplo: arremessos de cabeça, batidas nos ouvidos, contração das pernas, espasmos na pele e movimentos da cauda. Além disso, também foi contado o número de moscas pousando em seus corpos.

O presente estudo foi publicado na revista científica Plos One.

O resultado

Foi claro que o melhor resultado é das vacas com listras pretas e brancas. Enquanto as vacas não pintadas ou apenas com listras pretas sofreram mais de 110 picadas em 30 minutos, as vacas listradas tiveram bem menos de 60 picadas no mesmo período.

Além disso, houve uma diminuição de 20% no comportamento típico de repelir moscas nas vacas pintadas como zebras. Ou seja, elas eram menos incomodadas por esses insetos.

Portanto, o método de pintar as vacas com essas listras artificiais é bem mais saudável para o gado do que os pesticidas tradicionais.

No futuro, essa pode ser a melhor maneira de combater moscas, além de ser mais barato, prejudicam menos o meio ambiente.

*Com informações da Super, Época e Plos One.