buscar
Viagem

Em Ituporanga, Santa Catarina, uma casa giratória se tornou atração turística

Vamos conhecer agora uma história curiosa sobre uma casa giratória em Ituporanga, no interior de Santa Catarina. O construtor desse imóvel teve a ideia de construí-lo para poder tomar seu chimarrão sempre na sombra. A casa é como tantas outras, mas com um diferencial: ela gira! Quem nunca viu algo assim fica muito curioso, mas em Ituporanga essa casa já é uma velha conhecida, pois há quase 25 anos ela se move de um lado para o outro.
Publicado em Viagem dia 9/03/2023 por Alan Corrêa

Vamos conhecer agora uma história curiosa sobre uma casa giratória em Ituporanga, no interior de Santa Catarina. O construtor desse imóvel teve a ideia de construí-lo para poder tomar seu chimarrão sempre na sombra.

A casa é como tantas outras, mas com um diferencial: ela gira! Quem nunca viu algo assim fica muito curioso, mas em Ituporanga essa casa já é uma velha conhecida, pois há quase 25 anos ela se move de um lado para o outro.

O retrato do autor dessa façanha, o seu Ians (já falecido), está na parede da casa. Ele era marido da dona Almira e, mesmo com pouco estudo, idealizou e concluiu essa obra que desafia os padrões da engenharia.

Casa giratória em SC (Foto: RBS TV/Divulgação)

Quando ele falou dos planos para a esposa, ela não acreditava que ele seria capaz de fazer uma casa que girasse.

“Não tinha acabamento, nunca tinha escutado falar nisso. Achei que era a loucura da cabeça dele”, conta dona Almira.

A parte de baixo da casa é toda em alvenaria e a de cima, que gira, é de madeira. Um sistema de roldanas ativa a engrenagem abaixo do assoalho, que faz a casa se movimentar de um lado para o outro. Até o ano passado, isso só era possível através de uma manivela. Agora, foi instalado um motor, o que torna o processo mais fácil.

Em Ituporanga, Santa Catarina, uma casa giratória se tornou atração turística. Construída há 25 anos, ela é movida por um sistema de roldanas e agora possui um motor para facilitar a movimentação.

“Manivela não dava mais jeito não. Meu neto colocou o motor. Agora é mais fácil. Posso ficar na área deixando a casa girar e conversando com as pessoas que estão olhando”, diz dona Almira.

O sistema hidráulico também foi adaptado para funcionar independentemente da posição da casa. O esgoto do banheiro, por exemplo, vem desde o banheiro até o centro da escada, onde ele desce fixo em um barrote. Isso significa que a casa pode girar à vontade, sem nenhum problema.

Essa construção ousada saiu do papel porque seu Ians tinha um objetivo que ia além de ter uma casa nova: ele queria um cantinho para poder tomar chimarrão sempre na sombra.

“Mas o importante para ele era essa bendita área aqui ó, para poder sentar e girar a casa para tirar do sol. Porque se você senta lá hoje à tarde na direção do sol, não vai, não”, explica dona Almira.

A Casa Rotativa, projetada para permitir que seu proprietário desfrute de chimarrão na sombra, se tornou uma atração turística popular em Santa Catarina. A casa é capaz de girar 360 graus, seguindo a posição do sol ao longo do dia, e possui um sistema de sombreamento para garantir que o proprietário fique sempre protegido do sol. Essa inovação arquitetônica tem atraído muitos visitantes curiosos para ver essa construção peculiar.

Se você ainda não conhece essa casa giratória, ela fica no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Ituporanga, na margem da Rodovia SC 110 de acesso à Petrolândia. Se um dia você passar por lá, vale a pena parar e pedir para dar uma voltinha nessa casa tão inteligente e curiosa!

*Com informações de Ituporanga, GShow e TVBrasil.