Duolingo é o aplicativo grátis para estudar línguas estrangeiras

Para quem quer aprender outro idioma, seja inglês, espanhol, alemão ou francês, Duolingo é o aplicativo certo. Escolhido pelo Google como “O melhor do melhor” em 2013 e 2014, e como “O melhor aplicativo de educação do mundo.” pela Globo.com. Além de tudo é gratuito e funciona 24h por dia, 7 dias da semana, onde estiver.

Educação
1 mês atrás
Duolingo é o aplicativo grátis para estudar línguas estrangeiras

A plataforma de Duolingo é bem interativa e deixa o aprendizado muito divertido, pois se responder errado você perde pontos, seus pontos de fluência aumentam a cada conquista e avança ao completar unidades. 34 horas aprendendo na plataforma de Duolingo, equivale a 1 semestre universitário de aulas de idiomas.

O sucesso é tanto que os ensinos de Duolingo tem sido usado não somente por pessoas que querem aprender um novo idioma, mas também em salas de aula como apoio para estudantes na hora de adquirir prática em uma língua estrangeira.

Como funciona

O método de aprendizagem do Duolingo consiste em focar mais na escrita e no ditado do que na conversação, é caracterizado por suas lições divididas em parte, pelas quais os usuários passam por um modo de repetição, que persiste em conteúdo mais usado da língua estudada. Para deixar o método de ensino divertido, o app funciona como em um jogo, os usuários vão acumulando pontos e, com isso, conquistando novas posições em uma árvore de habilidades.

Para completar as habilidades é preciso completar todas as atividades associadas a ela. Ao todo, pode-se conseguir até 14 pontos por lição, mas a cada erro é perdido um ponto. Conforme avança na árvore de habilidades, a plataforma oferece constantemente a opção de voltar atrás para repetir o estudo de palavras e estruturas antigas que poderiam ser esquecidas.

O conteúdo da plataforma é estruturado em temas, o que facilita a compreensão da matéria, são divididos em categorias como advérbios, lugares, objetos, pessoas, saudações, conjunções, cores, comidas, plurais e assim por diante.

Em cada lição do método podem-se encontrar exercícios como:

  • Escrita de palavras e frases, ouvidas através de uma gravação de áudio;
  • Pronúncia de palavras e frases, falado tanto na língua a ser aprendida como na tradução da mesma;
  • Tradução de palavras e frases, por extenso ou em múltipla escolha;
  • Aprendizado de palavras novas por meio de uma imagem ou de uma indicação em um texto para traduzir.

No Duolingo também tem a opção de praticar com um cronômetro, num tempo de 30 segundos para responder vinte questões. Acertando as questões dentro do tempo, ganha 20 pontos.

O curso completo ensina, em média, mais de duas mil palavras. E como ajuda extra, existe uma seção de vocabulário na qual as palavras que já foram aprendidas podem ser revistas.

Aprenda a usar

  • O primeiro passo ao iniciar o aplicativo, é escolher qual o idioma que quer aprender, e depois definir o nível de estudo que você terá por dia, entre eles: casual (5 min), regular (10 min), forte (15 min), insano (25 min);
  • Em seguida será preciso criar uma conta, para isso, basta inserir nome, e-mail e senha. Depois, é possível configurar outras preferências, como uso de sons e conexão ao Facebook, caso queira que o compartilhamento dos resultados de suas atividades no Duolingo possa ser feito na rede social;
  • Na tela seguinte, você pode optar por ver um guia sobre como funciona a plataforma clicando em “Começar o tour”, que pode ser interrompido a qualquer momento;
  • Ao final do tour, determine se você quer começar do básico no modo introdução ou se quer fazer um teste para descobrir qual é a sua proficiência. Nele, é preciso traduzir algumas frases;
  • Depois desta parte, começara as lições tradicionais, escolha uma delas para começar os exercícios e vai respondendo até o final, quando terminar, você terá um pequeno relatório de como foi seu desempenho. Quanto melhor você for, mais conteúdo vai desbloquear para as próximas lições.
  • Na parte direita da tela inicial está o resumo do seu desempenho no Duolingo. Ali você encontra um quadro chamado “Personal Trainer”, que exibe os pontos que você ganhou e quantos deve acumular para conquistar uma nova habilidade. Além disso, ele mostra há quantos dias você está estudando e quantas horas faltam para terminar seus estudos.

Idiomas disponíveis

Duolingo é um aplicativo de educação e ensina diversos idiomas, ele oferece curso de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e esperanto, para quem fala português. Já para quem é nativo do inglês, podem aprender espanhol, francês, alemão, italiano, português, russo, japonês, holandês, sueco, irlandês, turco, norueguês, coreano, dinamarquês, polonês, chinês, hebraico, grego, vietnamita, esperanto, galês, ucraniano, romeno, suaíli, alto valiriano e tcheco, os idiomas navarro (denê), havaiano e árabe foram lançados recentemente.

E para quem já fala espanhol pode estudar os idiomas de inglês, francês, italiano, português, alemão, catalão, guarani (jopará) e esperanto.

Dados gerais

O app do Duolingo foi lançado em 19 de junho de 2012, está disponível na WebAndroid, iOS (iPhone iPad e iPod touch) e Windows Phone. Atualmente está ultrapassando a marca de 300 milhões de usuários.

Aprender um idioma no Duolingo é completamente gratuito, mas para quem prefere a plataforma sem anúncios, pode optar pelo Duolingo Plus e pagar para remover toda a publicidade.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?