Conheça a história da Coca-Cola Brasil

Você certamente deve conhecer a empresa de bebidas Coca-Cola devido à sua grande popularidade em todo o mundo. Entretanto, você sabe como essa famosa multinacional se instaurou no Brasil? Embora a Coca-Cola tenha se popularizado ainda no século XIX, a primeira unidade da empresa no Brasil foi inaugurada apenas em 1942.
Publicado por Alan Correa em Negócios dia 22/10/2022

Você certamente deve conhecer a empresa de bebidas Coca-Cola devido à sua grande popularidade em todo o mundo. Entretanto, você sabe como essa famosa multinacional se instaurou no Brasil? Embora a Coca-Cola tenha se popularizado ainda no século XIX, a primeira unidade da empresa no Brasil foi inaugurada apenas em 1942.

O principal produto comercializado pela empresa era e ainda é a bebida que carrega seu nome: a Coca-Cola, um refrigerante gaseificado composto principalmente por cafeína, noz de cola e caramelo. No Brasil, não demorou muito para que este produto fosse um dos mais comercializados em todo o território.

Origem do nome Coca-Cola

Logotipos da Coca-Cola
Logotipos da Coca-Cola

O nome Coca-Cola vem de duas junções de dois dos principais ingredientes da Coca clássica produzida no século 19: Cocaína (visto que o refrigerante continha uma pequena quantidade da droga em sua composição, porém parou de conter há muitos anos), e a noz de cola, um fruto colhido de árvores africanas, e possui alcaloides estimulantes semelhantes à cafeína.

O início da história da Coca-Cola no Brasil

Inicialmente, apenas a bebida Coca-Cola era produzida, na Fábrica de Água Mineral Santa Clara, em Recife. Depois, foram instaladas fábricas na capital pernambucana e em Natal
Inicialmente, apenas a bebida Coca-Cola era produzida, na Fábrica de Água Mineral Santa Clara, em Recife. Depois, foram instaladas fábricas na capital pernambucana e em Natal

O primeiro contato do povo brasileiro com a empresa em questão foi em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Robert Woodruff, o então presidente da Coca-Cola Company, havia prometido às Forças Armadas dos Estados Unidos que seus soldados sempre teriam acesso à sua bebida independente do local que estivessem, e por um preço muito acessível. Foi desta forma que as primeiras Cocas brasileiras foram fabricadas, em uma fábrica de água mineral localizada em em Recife, Santa Clara. O local foi escolhido devido ao “Corredor da Vitória”, um caminho formado pela capital de Pernambuco e Natal, e era uma parada obrigatória de todas as embarcações militares que pretendiam chegar à Europa.

A primeira fábrica oficial da marca surgiu em São Cristóvão, Rio de Janeiro, e em 1942, as primeiras garrafas (185ml) foram produzidas. Após esta sede da Coca-Cola Brasil ter sido criada, a empresa começou a expandir seu negócio por todo o território, e em 1943 chegou a vez de São Paulo. No início os brasileiros não se familiarizaram rapidamente com o sabor da bebida, porém mal sabiam eles como o gosto deste refrigerante seria tão viciante e desejado futuramente.

A vida da Coca no Brasil

Na década de 1940, a The Coca-Cola Company se expande pelo Brasil. Em 1943 é a vez do estado de São Paulo ganhar sua primeira filial. O cartaz acima é de 1948
Na década de 1940, a The Coca-Cola Company se expande pelo Brasil. Em 1943 é a vez do estado de São Paulo ganhar sua primeira filial. O cartaz acima é de 1948

O ano de 1945 foi um dos mais importantes para a marca, visto que o sistema de franquias foi instaurado no Brasil, modelo que já fazia muito sucesso em seu país de origem. O crescimento da empresa se iniciou em Rio Grande do Sul pela Industrial de Refrescos e pela Spal Indústria Brasileira de Bebidas, em São Paulo. A expansão da marca ocorreu graças ao final da Segunda Guerra Mundial.

Anúncio de 1947
Anúncio de 1947

Além disso, ainda neste ano, os anúncios publicitários da Coca estavam em alta, graças ao McCann Erickson, que criou propagandas com slogans marcantes e divertidos como: “Coca-Cola borbulhante, refrescante, 10 tostões”. Ainda nas publicidades, as ilustrações costumavam apresentar artistas famosos da época bebendo a bebida direto da garrafa, um hábito inovador para os brasileiros.

Partindo para os anos de 1950 até 1970, algumas novidades marcantes foram incorporadas à marca, como: o slogan “Isto faz um bem” e fornecedores de matérias primas dentro do território brasileiro que permitiram que o concentrado fosse fabricado no país. No ano de 1964 um novo produto associado à marca foi lançado no mercado brasileiro: a Fanta Laranja. Com o tempo, a mesma também se tornou um sucesso nacional. Esse lançamento abriu as portas da nova marca filial da Coca-Cola: a Fanta.

Cartaz de 1952 mostra slogan “Isto faz um bem...”
Cartaz de 1952 mostra slogan “Isto faz um bem…”

Até o fim da década de 60, a empresa já possuía mais de 20 fábricas pelo Brasil. Além disso, a empresa foi pioneira na tecnologia de máquinas post-mix que seriam destinadas a lanchonetes. Tais máquinas seriam parecidas com um filtro, e misturariam o concentrado com a água com gás no momento em que o consumidor fosse pegar a bebida. Esse tipo de mecanismo é utilizado até hoje em quase todas as lanchonetes do mundo. O lançamento das máquinas ocorreu durante a Copa do Mundo da FIFA em 1970.

A Coca Brasil a partir dos anos 80

Jingle da Coca-cola marcou época com "Coca-Cola é isso aí"
Jingle da Coca-cola marcou época com “Coca-Cola é isso aí”

Mais uma vez sendo pioneira em tecnologia, em 1981 a empresa lançou os primeiros refrigerantes em lata, reinventando o mercado de bebidas. Até o fim da década de 80, a marca desenvolveu alguns outros tipos de embalagens pensando na funcionalidade e facilidade para o consumidor, sendo estas a linha One Way, e em seguida, as garrafas com tampas rosqueáveis.

Com as novas necessidades do mercado, surgem novas estratégias, sendo desta forma que a empresa passou a aperfeiçoar seu branding, passando a associar a marca com projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos, visando impor seus princípios para os seus consumidores. Pensando nisso, a partir da década de 90, a empresa lançou as

novas latas de alumínio 100% recicláveis para todos os seus produtos. Pouco tempo depois, a empresa adotou a garrafa plástica retornável, visando controlar o consumo de plástico no mundo , visto que este material é de difícil decomposição. Além disso, em 1990 também foi inaugurada a primeira e única fábrica de concentrados à base de bebida Coca-Cola Brasil, a Recofarma, responsável por abastecer o território nacional, além de fornecer concentrado para o Paraguai, Colômbia e Venezuela.

A Coca-Cola do século XXI

A Coca-Cola Brasil reuniu, em 2015, diversas opções de produtos na campanha “Sua sede move a nossa”.
A Coca-Cola Brasil reuniu, em 2015, diversas opções de produtos na campanha “Sua sede move a nossa”.

A partir dos anos 2000, surgiram algumas inovações com relação à marca, tais como: o relançamento da garrafa contour, patrocínio à algumas equipes esportivas da Olimpíadas de 2004, além da aquisição da empresa “Sucos Mais”.Outro marco importante para a Coca-Cola Brasil foi a conquista da “Woodruff Cup”, um prêmio da empresa para a melhor operação de desempenho da The Coca-Cola Company. Alguns dos motivos para este prêmio foram as atuações na área da educação, meio ambiente, e vida saudável, além da redução da quantidade por litro de água na fabricação das bebidas, reduzindo o desperdício.

A Coca-Cola Brasil foi uma das pioneiras a produzir refrigerantes de CO2, e criar geladeiras que utilizam o sensor EMS-55, patenteado pela empresa em 2007. Já entre os anos de 2009 a 2011, a marca resolveu investir em sustentabilidade e responsabilidade social, criando projetos como: O Coletivo Coca-Cola, PlantBottle e Bottle-to-Bottle. A primeira campanha, nomeada como Coletivo Coca-Cola, trata-se de uma plataforma onde a empresa pode compartilhar seus valores por meio de campanhas onde a mesma promove oportunidades econômicas em comunidades de baixa renda através de parcerias com instituições locais que oferecem ensinos técnicos. Já os projetos PlantBottle e Bottle-to-Bottle são garrafas cuja matéria prima é de origem vegetal, conhecidas como garrafas PET. No caso da Bottle-to-Bottle, a embalagem foi produzida a partir de outras embalagens PET recicladas.

Ainda em 2011, a Coca-Cola também resolveu investir em mais uma linha de produtos: a Crystal eco, uma marca de água mineral. Para que esta nova linha de produtos também seguisse uma tendência sustentável, a empresa criou garrafas d’água que utilizam até 30% da matéria prima de origem do etanol da cana de açúcar, reduzindo em 25% as emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

2016: Foi anunciada a estratégia global de marca única, que, pela primeira vez na história da The Coca-Cola Company, reúne as versões da marca de refrigerante Coca-Cola em uma única campanha criativa: “Taste the feeling”, ou “Sinta o sabor” no Brasil. A nova estratégia estende o valor global e o apelo icônico da Coca-Cola original a todas as versões; celebra o prazer de beber uma Coca-Cola – qualquer Coca-Cola –; e reforça o compromisso de oferecer opções ao consumidor, permitindo escolher a Coca-Cola que mais se adapte a seu gosto e seu estilo de vida, em vários tamanhos de embalagens. Em maio, foi lançada no Brasil a Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares. O novo produto é parte do compromisso mundial de oferecer opções para quem quer reduzir o consumo de açúcar, sem precisar abrir mão do prazer de beber uma Coca-Cola. Também dentro do compromisso de oferecer opções, em junho, a The Coca-Cola Company e a Coca-Cola Femsa anunciaram acordo para comprar o negócio de bebidas de soja AdeS, com operações na América Latina, inclusive no Brasil.
2016: Foi anunciada a estratégia global de marca única, que, pela primeira vez na história da The Coca-Cola Company, reúne as versões da marca de refrigerante Coca-Cola em uma única campanha criativa: “Taste the feeling”, ou “Sinta o sabor” no Brasil. A nova estratégia estende o valor global e o apelo icônico da Coca-Cola original a todas as versões; celebra o prazer de beber uma Coca-Cola – qualquer Coca-Cola –; e reforça o compromisso de oferecer opções ao consumidor, permitindo escolher a Coca-Cola que mais se adapte a seu gosto e seu estilo de vida, em vários tamanhos de embalagens. Em maio, foi lançada no Brasil a Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares. O novo produto é parte do compromisso mundial de oferecer opções para quem quer reduzir o consumo de açúcar, sem precisar abrir mão do prazer de beber uma Coca-Cola. Também dentro do compromisso de oferecer opções, em junho, a The Coca-Cola Company e a Coca-Cola Femsa anunciaram acordo para comprar o negócio de bebidas de soja AdeS, com operações na América Latina, inclusive no Brasil.

Buscando ainda mais inovações, com a Copa de 2014 no Brasil, a empresa criou a plataforma Real Time Marketing, fazendo com que a área de comunicação se tornasse uma nova maneira de se fazer Marketing. Em 2016, a empresa partiu para uma estratégia clássica prezando pelo bom e velho sabor único do refrigerante de cola. A propaganda “Taste the feeling”, ou “Sinta o sabor”, celebra o prazer de se tomar uma Coca-Cola.

No mesmo ano, uma nova versão foi lançada: a Coca-Cola com stévia, que visava propor um produto que oferecesse uma opção mais saudável que reduzisse o consumo de açúcar. Além disso,neste ano, a empresa AdeS foi comprada pela Coca-Cola.

Como está a Coca-Cola Brasil hoje?

A Coca-Cola Brasil vem ampliando seu portfólio de bebidas ano a ano e, atualmente, atua em nove segmentos — refrigerantes, água, chás, néctares, sucos, lácteos, água de coco, bebidas esportivas e bebidas vegetais — com 26 marcas e mais de 200 produtos, incluindo versões zero ou de baixa caloria.
A Coca-Cola Brasil vem ampliando seu portfólio de bebidas ano a ano e, atualmente, atua em nove segmentos — refrigerantes, água, chás, néctares, sucos, lácteos, água de coco, bebidas esportivas e bebidas vegetais — com 26 marcas e mais de 200 produtos, incluindo versões zero ou de baixa caloria.

Atualmente, a empresa passou a atuar em várias áreas de bebidas, sendo elas: refrigerantes, águas, chás, sucos, lácteos, águas de coco, néctares, bebidas saudáveis e vegetais, sendo dona de mais de 26 marcas com mais de 200 produtos em seu portfólio. Além disso, por meio de uma pesquisa mercadológica, a empresa decidiu reinventar algumas receitas a fim de reduzir a quantidade de açúcar. A partir desta iniciativa, cerca de 17 bebidas foram alteradas para atender as necessidades do público atual.

Junto a isso, a empresa não parou de atuar em pautas ambientais e socioculturais, e em 2017, a empresa lançou o programa Água + Acesso, que visava ampliar o acesso à água potável para mais de cem comunidades em oito estados brasileiros. Além disso, foi estabelecida uma meta onde a empresa prometia conectar e reciclar o equivalente a cada garrafa ou lata vendida até 2030, sendo esta uma parte do projeto “Mundo sem Resíduos” promovido pela Coca.

Com o intuito de tornar as embalagens de todos os seus produtos ainda mais sustentáveis, a partir de 2018, surgiu a garrafa universal, ou seja, todas as garrafas PET dos produtos Coca seriam comercializados em um mesmo formato, para auxiliar na reciclagem. No ano de 2019, a empresa atingiu um marco de mais de 219 mil jovens afetados pelas suas ações sociais.

*Com informações da Coca-Cola.

Alan Correa
Alan Correa
Sou jornalista desde 2014 (MTB: 0075964/SP), com foco em reportagens para jornais, blogs e sites de notícias. Escrevo com apuração rigorosa, clareza e compromisso com a informação. Apaixonado por tecnologia e carros.