buscar
Brasil

Confira a lista de ministros do Lula

Os últimos nomes para completar o gabinete ministerial do novo governo foram anunciados nesta quinta-feira (29) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Publicado em Brasil dia 29/12/2022 por Alan Corrêa

Os últimos nomes para completar o gabinete ministerial do novo governo foram anunciados nesta quinta-feira (29) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

O anúncio dos futuros ministros busca contemplar a formação de uma base de apoio mais robusta no Congresso, com a inclusão de nomes de partidos como PSD, MDB e União Brasil, que ficaram com ministérios como Agricultura, Minas e Energia, Comunicações, Transportes e Pesca.

O PT ainda assegurou para si pastas como Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, enquanto siglas aliadas no segundo turno, como PDT e PSol, ficaram com ministérios como a Previdência Social e Povos Indígenas.

As demais pastas foram preenchidas por Lula com personalidades de destaque em suas áreas ou pessoas de confiança do presidente eleito, como o general Gonçalves Dias, novo titular do Gabinete de Segurança Institucional. Por oito anos, ele foi chefe da segurança pessoal de Lula.

Foram confirmadas também duas ex-candidatas à Presidência da República que embarcaram na campanha de Lula de maneira ativa: Marina Silva, que volta a preencher o Meio Ambiente, e Simone Tebet, que ficou com o planejamento.

Todos devem assumir seus postos em 1º de janeiro. “Esse pessoal vai começar a trabalhar e montar sua equipe, tudo isso certamente a partir de segunda-feira (2)”, disse Lula durante o anúncio, no Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB) de Brasília.

“Acho que a gente vai começar o governo trabalhando, não vamos começar o governo vendo como é que tá”, acrescentou.

Terceiro mandato de Lula contará com 37 ministérios

Esta é a lista dos ministros escolhidos por Lula:

*Com informações da Agência Brasil.