O curau é como se fosse um mingau, porém de aspecto um pouco mais seco, ele é super bem visto na culinária brasileira, e assim como a pamonha doce ou salgada, é um prato típico para de consumir em épocas de festa junina!
O milho verde possui diversas variações alimentícias, e uma de suas características marcantes é justamente esse leque de utilidades dentro da culinária, onde se é usado para a criação de alimentos deliciosos, inclusive na produção de farinhas.
Vamos conversar um pouquinho mais do que é esse curau e as variedades que o milho verde pode ter. Além disso, falaremos da melhor parte de todas, que é como preparar aquele curau delicioso para uma festinha junina, ou até mesmo para o seu dia a dia.
Como falamos acima, o curau é como se fosse um mingau, porém mais seco. Ele geralmente é feito de aspecto mais adocicado, diferente da pamonha, que se pode fazer tanto doce, quanto salgado e até mesmo com recheios diferentes para incrementar aquela receita.
Geralmente, o curau é uma comida típica de festa junina, porém em alguns lugares do Brasil, ele já tem um rotineiro pela população. De acordo com pesquisas, pode-se dizer que ele já é comumente domesticado desde o século XIX, em São Paulo e no interior.
Com algumas informações, pode-se dizer que o curau também já havia sido consumido no Nordeste há muito tempo atrás. Não se sabe dizer exatamente quem veio primeiro, ele ou a pamonha, mas algo que é certeza, é que ele é um doce delicioso de se comer.
Para preparar aquele curau maravilhoso, você precisará de alguns ingredientes básicos, são eles: 7 espigas de milho verde, 1 xicará de chá de leite, meia xícara de açúcar e canela em pó a gosto. O preparo não difere muito da pamonha, o milho nessas horas também vai ralado, vamos ao passo a passo:
Viu como é fácil prepara aquele curau? O tempero você pode escolher a gosto.
O milho verde possui diversas variedades culinárias, mas antes de citarmos essas deliciosas comidas, vamos falar um pouco sobre as principais características do milho verde, seu cultivo, períodos de maturação entre outros aspectos importantes.
O milho verde, possui uma característica de miolo translúcido, onde a sua textura é baseada em um grão mais arredondado com poucas irregularidades em seu redor. Normalmente, a sua colheita acontece na fase imatura.
Ele também é conhecido como milho doce, por justamente ter o seu sabor mais adocicado do que os outros tipos de milho que existem por aí. Ele pode ser utilizado para a composição de diversos alimentos, principalmente os de aspecto mais doce.
O milho possui diversas vantagens, não só as deliciosas comidas como a pamonha, curau, cremes e outros tipos alimentícios, mas também benefícios para a saúde, rejuvenescimento, e outros componentes importantes para a nossa saúde.
O grão do milho é um alimento muito nutritivo, e representa cerca de 21% do nosso consumo. Ele possui diversas vantagens para os animais inclusive pra nós, já que ele é rico em vitaminas do complexo A, B e E, além de apresentar antioxidantes em sua composição.
Então, além dele ser delicioso para se consumir, ele aumenta a nossa imunidade, retarda processos do envelhecimento natural, possui componentes que auxiliam no funcionamento do nosso intestino entre muitos outros benefícios. Agora o que você está esperando para consumir esse alimento saudável e nutritivo?