Ter um veículo para muitos brasileiros é mais do que um luxo, mas sim uma necessidade seja para ir trabalhar, para levar a família ou até mesmo para se locomover mais rapidamente pela cidade.
E para aqueles que procuram um modo de se locomover rapidamente pela cidade com economia nada melhor do que uma moto. Porém, estes veículos são caros e exigem um certo planejamento para que sejam comprados, caso contrário isso pode culminar em um suicídio financeiro!
Antes te tudo, você tem que medir sua necessidade em ter aquela moto. Caso você realmente necessite dela e esteja decidido a comprar, escolha o modelo e o ano da moto de acordo com suas necessidades.
Por exemplo, caso você precise de uma moto para um tempo mais curto e você não consiga juntar todo o dinheiro para a compra da moto, considere um modelo mais barato para que seu tempo de espera seja menor.
Agora que você já está decidido por qual modelo de moto escolher, vá atrás de alguém que esteja vendendo a moto que você deseja. Geralmente vendas em anúncios particulares são mais baratos, porém existem pessoas que preferem comprar em lojas, enfim, gosto pessoal!
Existem diversos sites que podem te ajudar a encontrar a moto ideal, tais como a Webmotors, OLX, icarros ou até mesmo o Mercado Livre.
Agora entra o passo mais importante para aqueles que querem comprar uma moto de maneira a vista: Economizar e investir corretamente para que o dinheiro se transforme na sua moto!
Faça a seguinte conta: Pegue o valor da moto e divida pela quantidade que você pode guardar mensalmente e o resultado dessa conta mostrará a quantidade de meses que você terá que esperar para comprar aquela moto a vista!
Você pode ao invés de simplesmente guardar na poupança esse dinheiro realizar outros investimentos de renda tanto fixa quanto variável que rendem mais do que a poupança. Com isso, você ainda terá um pouco a mais do que investiu e, dependendo do investimento, pode até juntar o dinheiro necessário em menos meses do que o esperado!
Por isso, sempre fica a dica que se você puder esperar para comprar a moto e paga-la a vista, faça isso! Afinal, com uma moto já quitada, você se exime da responsabilidade de pagar as parcelas fixas mensais muitas vezes com altos juros, fica com a moto tão desejada e de sobra ainda fica com um dinheiro a mais que seus investimentos te deram.