Começaram a valer novas regras para compras internacionais

As novas regras para compras internacionais pela internet entraram em vigor hoje. Com as mudanças, compras de até $50 realizadas por pessoas físicas não serão taxadas. Para que essa isenção de imposto seja aplicada, a empresa responsável pela venda deve estar cadastrada no sistema remessa conforme da Receita Federal.
Publicado em Tecnologia dia 1/08/2023 por Alan Corrêa

As novas regras para compras internacionais pela internet entraram em vigor hoje. Com as mudanças, compras de até $50 realizadas por pessoas físicas não serão taxadas.

Para que essa isenção de imposto seja aplicada, a empresa responsável pela venda deve estar cadastrada no sistema remessa conforme da Receita Federal.

Para que o imposto seja zerado, a empresa vendedora deve estar cadastrada no sistema Remessa da Receita Federal.
Para que o imposto seja zerado, a empresa vendedora deve estar cadastrada no sistema Remessa da Receita Federal.

Agora, as lojas começarão a cobrar os tributos de forma antecipada no momento da compra para compras abaixo de $50, garantindo a isenção de impostos para o comprador. No entanto, para transações acima de 50 dólares, continuará sendo aplicada uma alíquota de 60% do imposto de importação.

Além disso, todas as compras internacionais estarão sujeitas ao imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços (ICMS). Essa taxa é estadual e tem uma padronização de 17%.

É importante estar ciente dessas novas regras para evitar surpresas e compreender os custos associados a compras internacionais realizadas pela internet.

*Com informações da CNN e UOL.