A MT-09 é ícone da linha monstro, com muitas tecnologia que permite uma integração maior entre homem e máquina. O design está ainda mais animal, o painel é bem completo com funções incrível, e motor ainda mais potente.
Com valor de R$ 45.700,00, a nova versão está disponível nas cores, matt black (preto fosco), ice fluo (cinza fosco), night fluo (cinza sólido) e racing blue (azul metálico) cor tradicional da Yamaha.
A MT-09 é arrojada e com visual bem agressivo, possui um novo farol em conjunto óptico formado por quatro lâmpadas de LED e luzes de posição. A lanterna traseira é em LED 3D, e agora o radiador conta com piscas dianteiros. Ainda na traseira, o para-lama é fixado na balança da suspensão e também tem a função de suporte de placa. Além de estar com as tomadas de ar maiores junto ao tanque de combustível e com a ponteira do escapamento toda em aço inox.
Indo para a parte mais bruta da MT-09, o motor. O motor é de 3 cilindros com 847 cc e gera um torque máximo de 8,92 kgf.m (8.500 rpm) com potência máxima de 115 cv (10.000 rpm). Além disso, o modelo tá mais leve, com apenas 193 quilos, muito bem distribuído. A massa fica concentrada na parte de baixa da moto, e a distribuição acontece nos dois eixos, sendo 97 kg para o dianteiro e 96 kg pro traseiro, o que deixa a pilotagem ainda mais rápida.
Os grandes destaque vão para as funções, o sistema Quick Shift, por exemplo, que permite trocas de marchas apenas movendo o pedal de câmbio para cima, dispensando a necessidade de acionar a embreagem a cada engate.
Já o sistema D-MODE permite escolher entre três diferentes formas de pilotagem, ou seja, de respostas ao acelerador, que permite ser desligadas quando quiser. São elas:
A MT-09 também vem com controle de tração, suspensão dianteira com ajuste de pré carga, retorno e compressão e embreagem deslizante com a função de Assistência que faz com que o acionamento da embreagem fique 20% mais leve.
E para finalizar, as novidades vem com o painel, que é 100% digital e mostra todas as informações necessárias, como indicadores de marcha e combustível, posição do D-mode, conta giros, hodômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura da água do radiador e temperatura do ar de admissão, luzes de checagem do Quickshifter (QS) e do Controle de Tração (TCS) e mostrador que indica se o Controle de Tração está desligado e o nível selecionado. A MT-09 é um verdadeiro monstro nas pistas.