Você já parou e se perguntou “nossa, estamos no inverno mas está um calor de verão”, por que será que isso acontece? Não só nas estações do ano podemos perceber essa mudança climática a cada ano, mas sim no descongelamento de geleiras, de ilhas e lugares que acabam ficando submersos por um período, entre outras coisas.
Uma coisa que também chama atenção são os desastres naturais, que alguns lugares podem ter tido um aumento significativo, e tudo isso acontece por algum motivo, o pior de tudo, é que talvez façamos parte desse desequilíbrio global em que o planeta está passando.
Vamos entender o porquê desse aquecimento durante longos períodos, se é possível reverter esse quadro e como o mundo está sendo encaminhado para o futuro. Com tantas evoluções tecnológicas, acreditamos que é possível salvar o meio ambiente com diversos sistemas.
Vamos imaginar que o planeta Terra seja uma grande estufa, o tempo todo ocorre uma enorme liberação de energia solar contra ela, algumas dessas moléculas energéticas refletem na atmosfera, onde a maior parte passa por essa barreira e aquece o planeta, e a outra reflete de volta para o espaço.
Com o tempo, nós seres humanos acabamos produzindo e liberando dióxido de carbono e gases tóxicos que acabam com o prejudicam a nossa atmosfera, portanto esses gases de efeito estufa acabam deixando a nossa barreira mais espessa, dificultando a saída da energia solar de volta para o espaço.
Isso acaba resultando em temperaturas mais elevadas para o nosso planeta, e consequentemente para nós também. Tudo isso, por conta de anos e anos causando danos prejudiciais a natureza, como desmatamento, produção de produtos que emitem esses gases, poluição entre muitas outras coisas.
Diversos impulsos desses efeitos de gases estufas na atmosfera vêm crescendo conforme os nossos hábitos. As erupções vulcânicas por si só já emitem dióxido de carbono, e no fundo do mar eram expelidos metano. Só que ao invés de utilizarmos nossos recursos e tecnologias para implementar um ambiente mais saudável, acabamos piorando a situação favorecendo a emissão desses gases.
De acordo com estudos de grandes cientistas, dias mais quentes estão por vir e se alguns hábitos não mudarem para melhorar essa biodiversidade, esse efeito de aquecimento pode ser prejudicial. Você pode perceber que dias mais quentes estão ocorrendo ao longo do ano, até mesmo em lugares que não se espera essa temperatura.
Segundo o pesquisador Michael Wehner, não é fácil acertar qual será a temperatura exata mais elevada que a Terra poderá chegar se esses gases de carbono continuarem sendo emitidos com frequência, pois os mesmos dependem dessas emissões.
Precisamos falar um pouco sobre a mudança de hábitos, voltando um pouco, vamos primeiro conversar sobre nós. Quantas vezes você já viu alguém jogando lixo na rua, em rios, no mar, em parques, bueiros ou em outros locais? Então, precisamos começar a nos policiar em relação a isso, pois isso contribui muito negativamente para prejudicar a natureza.
Outro ponto importante, os centros de proteção ao meio ambiente que muitas das vezes são desenvolvidos pelo governo é de extrema importância, tanto para a nossa saúde quanto para apresentar possíveis resoluções mediante a poluição entre outros aspectos prejudiciais.
Novas atitudes e meios de produção que não emitam tantos gases prejudiciais ao efeito estufa também são de extrema importância, e cada vez mais estão sendo estudados para ver a melhor maneira de se produzir, obter lucro e ainda salvar o meio ambiente.
É preciso lutar pela justiça ambiental, então propor para grandes empresas que criam seus produtos e deixam toda aquela sujeira no ar, que eles possam investir em produções mais limpas, com menos emissões desses gases tóxicos, assim como a Apple tem a sua pretensão de se livrar do carbono até 2030.
A meta da ONU, é conseguir realizar esse método até 2050, entretanto, quanto mais empresas adotarem a essa nova medida, e mais rapidamente trazer a diferença, melhor para a nossa saúde e meio ambiente, pois é possível você vender os produtos e continuar tendo lucros em cima do mesmo, ainda que os custos aumentem.
Isso é um padrão mais ético e moral a ser discutido, mas como empresas de grande porte como a Apple já deram início a esses trabalhos, acreditamos que daqui a um tempo isso será determinado para todas as companhias que mexem com essas toxicidades. Com a melhora da emissão de gases prejudiciais à atmosfera, a própria natureza se encarregará de restabelecer o equilíbrio e deixar com que cada biodiversidade aja da maneira mais correta possível.