Poeira…Ela está em basicamente tudo, desde o mar até o espaço. Ela pode causar doenças, mas, o que é poeira? Qual a sua composição? Vamos explicar tudo isso e muito mais nesse texto.
Bem, vamos começar explicando o que é poeira; de acordo com o dicionário ela é “terra ou qualquer outra matéria reduzida a pó”. Com isso eu explico pra vocês que a poeira é uma partícula solidificada que foi produzida com milhares de micropartículas, obviamente o tamanho e a sua base nos falam se ela pode ser ou não prejudicial à saúde. Ela pode causar diversas coisas, pode causar desde um espirro até uma ida ao hospital por problemas muito graves.
Quais os tipos de poeira e o que eles causam? Vamos ver isso agora: Poeiras tóxicas: Esse tipo de poeira é gerada por matérias tóxicas como chumbo e mercúrio. Quando inalada pode afetar os pulmões e em alguns casos chegar na corrente sanguínea se espalhando pelo corpo.
Poeiras inflamáveis: Essas poeiras se locomovem no ar e não são comuns, elas geralmente causam incêndios quando entram em contato com fogo.
Nanomateriais: Essas partículas são letais, quando entram no corpo humano. Elas podem te invadir pelas membranas pulmonares, circulação sanguínea e pela respiração.Cuidado, pois independente da composição ela é perigosa.
Poeiras incomodativas: Essa poeira pode ser produzida por meios mais comuns, como a utilização de algumas coisas para cozinhas, por exemplo: farinha, açúcar, etc. Esse é só um exemplo, essa poeira pode ser causada por mais coisas. A princípio ela não é considerada prejudicial à saúde, porém, se inalada em grandes quantidades pode fazer mal.
Vou agora abordar uma poeira muito comum, a poeira doméstica, do que ela é feita? Bem… Em sua maior parte ela é composta por pele morta, fibra, partículas trazidas pelo ar e terra; Dependendo de como ela fica acumulada pode conter fungos, restos de insetos, pelos de animais, etc. Além disso ela pode conter substâncias altamente prejudiciais, como o chumbo citado no tópico de poeiras tóxicas, estas poeiras são levadas para dentro de casa pelas ruas e pelo ar.
Alguns cientistas já até fizeram experiências para analisar a poeira doméstica e constataram que em torno de 60% vem de fora da casa.
Mas afinal, quais os danos que a poeira pode causar em nós? Para começar vou dizer que os danos podem variar de um espirro até alguma doença grave que te leve ao hospital.
Pneumoconiose benigna: Essa é uma doença causada por poeira de metais, que se instala no pulmão e só conseguimos identificá la com um raio-X, embora seja perigosa não cega a causar danos no tecido pulmonar.
Pneumoconiose: Esse é o nome dado a um conjunto de doenças crônicas: Asbestose, Silicose e Talcose. Essas doenças são causadas por poeiras que possuem no meio da composição minerais específicos. Asbestose: Como o próprio nome já diz essa doença é causada por fibras de asbesto, quando muito inalada pode causar câncer brônquico, mas na maioria dos casos ela causa insuficiência respiratória. Essa doença leva mais de 30 anos para declarar seus sintomas.
Silicose: Ela é causada pela sílica em excesso, a poeira se instala nos brônquios causando fibrose, e nesse caso irreversível. Os sintomas são: dificuldade para respirar, tosse contínua, muita dor no peito, fraqueza e suor noturno
Talcose: Essa doença é causada pelo excesso de exposição ao talco, o talco é usado por várias indústrias. Ele está muito presente no cotidiano, pode estar em cosméticos, plásticos, pinturas, etc.
Além dessas temos muitas outras doenças causadas pelo pó, então o cuidado é sempre muito importante.