buscar

A importância de escolher o triturador forrageiro certo

Os trituradores são ferramentas muito versáteis e úteis para quem trabalha no campo. Com eles você consegue fazer corte e trituração de forragens, sementes, cascas, cereais, ramas e grãos diversos. Por isso, o triturador forrageiro é perfeito para você que trabalha na produção, com a trituração das sementes, bem como com adubo orgânico e reação animal. Muito útil, prático e eficiente.
Publicado em Rural dia 16/11/2021 por Alan Corrêa

Os trituradores são ferramentas muito versáteis e úteis para quem trabalha no campo. Com eles você consegue fazer corte e trituração de forragens, sementes, cascas, cereais, ramas e grãos diversos.

Por isso, o triturador forrageiro é perfeito para você que trabalha na produção, com a trituração das sementes, bem como com adubo orgânico e reação animal. Muito útil, prático e eficiente.

Qual melhor triturador forrageiro?

O triturador forrageiro é uma ferramenta indispensável para você que trabalha com sementes, forragem e até adubo orgânico. Mas com a quantidade de modelos e marcas que existem no mercado você pode ficar na dúvida de qual escolher.

Por isso, vamos dar algumas dicas para você poder tomar a melhor decisão para o uso que pretende fazer da máquina. Conheça os principais tipos de trituradores, suas características e funções.

A importância de escolher o triturador forrageiro certo

Triturador forrageiro

O triturador forrageiro é um dos tipos mais procurados, perfeito para moer sementes, cascas de cereais, cana-de-açúcar, capim e muito mais. Alguns modelos desse tipo de triturador ainda vêm com peneira para trituração de milho e semelhantes.

Existem vários modelos de trituradores forrageiros, alguns com motor elétrico e outros com combustível. A potência, quantidade de facas de corte, martelos, tamanho e capacidade variam entre os modelos. As marcas mais conhecidas são Trapp e Garthen.

A importância de escolher o triturador forrageiro certo

Triturador orgânico

Outro tipo de triturador muito útil também é o de material orgânico. Nele você pode colocar restos de frutas e verduras, cascas de ovos, sobras de comida e até ossos, além de grama, aparas, cercas-vivas, palha, entre outros.

Os trituradores orgânicos são muito importantes para a preparação de compostos orgânicos, que é o elemento perfeito para adubação do solo. Quem trabalha com agricultura em geral (hortas e plantações) pode encontrar neles um poderoso aliado.

Esse tipo de triturador, assim como o forrageiro, pode ser movido por motor a combustão ou elétrico, vai depender do que é melhor para cada situação. Existe uma gama variada de modelos e marcas, com diversas potências e capacidades. Claro que tudo isso tem impacto no preço do equipamento.

A importância de escolher o triturador forrageiro certo

Triturador de grãos e cereais

Outro equipamento de trituração muito legal é o triturador de grãos e cereais, se bem que seja destinado para um público mais específico do que os tipos anteriores. Esse tipo serve para triturar grãos e cereais como soja, trigo, milho e cevada.

O diferencial desse tipo de triturador é que ele é manual, perfeito para preparar o milho, por exemplo, para uma boa canjica, além de moer diversos tipos de grãos para temperos artesanais. Excelente para o uso doméstico pelo seu tamanho e preço.

A importância de escolher o triturador forrageiro certo

Triturador de casca de coco

O triturador de casca de coco é praticamente exclusivo, destinado apenas a esta finalidade. Mas o resultado da sua trituração pode ser utilizado de diversas maneiras, desde a adubação orgânica e compostagem, até a produção de vasos de xaxim e embalagens ecológicas.

Na verdade, as fibras do coco podem ser utilizadas dos modos mais diversos, e alguns você nem imagina: insumo para fabricação de capacetes e tecidos voltados para o setor automobilístico profissional.

Esse tipo de triturador pode ser encontrado em modelos elétricos ou movidos a gasolina, e podem triturar casca de coco verde ou seca. Além de você poder vender a água para o consumidor, ainda pode tirar um ganho da casca do coco.

A importância de escolher o triturador forrageiro certo