Você acha que os carregadores de celular deveriam ser padronizados?
Cada modelo de celular tem seu próprio cabo de carregamento, isso acaba complicando a vida de muita gente, as vezes não é fácil encontrar um carregador quando você precisa, além de tornar os modelos mais exclusivos ainda mais caros.

Uma solução que está sendo proposta no Brasil é a padronização dos carregadores de celular, com isso todos os novos smartphones usariam um mesmo tipo de cabo, provavelmente o padrão ‘USB tipo C”.
Você é a favor deste tipo de regulamentação? A Anatel abriu uma consulta pública sobre o assunto e você pode dar sua opinião.
Anatel faz consulta pública
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza consulta pública para definir requisitos técnicos para padronizar carregadores de telefones celulares no padrão “USB tipo C”.
Segundo a agência reguladora, a consulta será realizada após projeto do parlamento europeu incluir requisitos para harmonização de interface de carregamento por cabo de diferentes equipamentos, inclusive telefones celulares, que deverão integrar uma interface de carregamento harmonizada, baseada no padrão USB tipo C. O modelo foi escolhido por ser utilizado pela maioria dos fabricantes globais e possuir normatização internacionalmente reconhecida. As contribuições podem ser enviadas neste link até 26 de agosto.
Parlamentares dos Estados Unidos também solicitaram ao departamento de comércio estadunidense a adoção de abordagem similar à europeia. Ao definir padrão de carregadores de celular, os congressistas querem evitar custos desnecessários ao consumidor e diminuir o lixo eletrônico.
De acordo com a Anatel, uma proposta com abordagem similar ao mercado internacional foi criada para aplicação no Brasil, abrangendo carregadores de telefones celulares cuja implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na agência para a avaliação da conformidade de telefones e carregadores celulares.
*Com informações da Agência Brasil.