O Volkswagen ID.6 é o novo integrante da família de elétricos na China, sendo o primeiro modelo da família ID. desenvolvido especificamente para um único mercado. Ele vem com até sete assentos, tração 4MOTION e 306 cv na versão topo de linha.
O ID.6 acaba de ser apresentado no Salão de Xangai, ele será produzido na China nas fábricas de Anting e Foshang e será oferecido unicamente no mercado chinês, em duas versões, o ID.6 CROZZ com estilo cupê, fabricado no norte da China e o ID.6 X mais robusto, feito na região sul do país.
Após o hatch ID.3 e o SUV ID.4, o ID.6 é o terceiro modelo totalmente elétrico, sendo o mais espaçoso da família ID, oferecendo maior distância entre os eixos e 30 centímetros a mais de comprimento, totalizando 4,88 metros, passando a acomodar uma terceira fileira de assentos.
O ID.6, assim como seus irmãos, também é baseado na Matriz Modular Elétrica (MEB), porém, proporciona muito espaço interior e traz novos destaques de design na iluminação e materiais.
Os acessórios do novo elétrico incluem rodas com aros de 19” e 21”, uma segunda fila de assentos que pode ser ajustada longitudinalmente e um grande teto panorâmico de vidro. Além de um mostrador de 12 polegadas com tela de toque e controle por voz “Hello ID”, setas de direção projetadas sobre a faixa correta da estrada, sistemas de assistência IQ.Drive, Travel Assist e a inovadora ID. Light – uma faixa estreita abaixo do para-brisa. Como opcional tem teto panorâmico que permite a abertura e um display head-up (projetado à frente do motorista) com realidade aumentada.
O terceiro membro da família totalmente elétrica da Volkswagen está disponível em quatro configurações e duas opções de baterias, uma de 58 kWh e outra de 77 kWh, que permitem chegar a uma autonomia entre 436 e 588 km (NEDC China). A bateria do novo ID.6 fica posicionada sob a cabine de passageiros, garantindo um baixo centro de gravidade.
O ID.6 Crozz e o ID.6 X serão mecanicamente idênticos, os motores elétricos da versão 4MOTION geram uma potência de 225 kW (306 cv), capaz de ir de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 160 km/h.
“Com o novo ID.6, estamos lançando as fundações para tornar elétricos pelo menos 50% de nossos carros na China até 2030”, disse Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen.
“Estamos mantendo o impulso e aumentando gradualmente nossa linha de carros MEB: até 2023, a Volkswagen terá um total de oito modelos ID. na China, difundindo a plataforma MEB por todo o país. As economias de escala que já conseguimos nos permitem oferecer a tecnologia mais recente por um preço acessível – e assim expandir ainda mais nossa ofensiva elétrica.”