buscar

Submarino utilizado para explorar destroços do Titanic desaparece com cinco pessoas a bordo

Um porta-voz da Guarda Costeira dos Estados Unidos informou hoje (19) que um submarino com cinco pessoas a bordo, utilizado para observar os destroços do Titanic, desapareceu nas águas do Atlântico.
Publicado em Mundo dia 19/06/2023 por Alan Corrêa

Um porta-voz da Guarda Costeira dos Estados Unidos informou hoje (19) que um submarino com cinco pessoas a bordo, utilizado para observar os destroços do Titanic, desapareceu nas águas do Atlântico.

As emissoras de televisão BBC do Reino Unido e CBS dos Estados Unidos foram as primeiras a noticiar o desaparecimento do submarino, mas até o momento não há informações sobre o número exato de pessoas desaparecidas.

Submarino desaparece nas águas do Atlântico durante expedição aos destroços do Titanic

Diversas empresas organizam viagens de vários dias para explorar os destroços do Titanic, que estão localizados a uma profundidade de 3,8 mil metros e a aproximadamente 640 quilômetros da ilha canadense Terra Nova.

A OceanGate Expeditions, empresa responsável por essas expedições, confirmou em comunicado que é proprietária do submarino e está fazendo o possível para resgatar a tripulação.

A empresa declarou que tem recebido “assistência extensiva” de várias agências governamentais e outras empresas na tentativa de restabelecer o contato com o submarino.

Expedição aos destroços do Titanic

A OceanGate Expeditions é a única empresa que possui um submarino chamado Titan, capaz de alcançar o fundo do oceano para explorar de perto os destroços do Titanic. Recentemente, a empresa anunciou em seu site e nas redes sociais o início das operações com esse objetivo.

O submarino utilizado pela empresa geralmente transporta uma tripulação de cinco pessoas. Em 14 de junho, a empresa informou pelo Twitter que estava usando os serviços de comunicação da Starlink para manter um canal de contato aberto durante a expedição.

O site da empresa oferece viagens de sete dias para explorar os destroços do Titanic, com um preço de cerca de US$ 250 mil dólares. O navio de passageiros Titanic afundou em sua viagem inaugural entre o Reino Unido e os Estados Unidos em abril de 1912, após colidir com um iceberg.

O desastre resultou na morte de 1.514 das 2.224 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Os destroços do luxuoso transatlântico só foram descobertos em 1985, mais de sete décadas após o naufrágio.

*Com informações do UOL, Bagarai e R7.