Robert Francis Prevost é eleito papa Leão XIV após fumaça branca no Vaticano

Com a fumaça branca elevando a expectativa na Praça São Pedro, o Vaticano confirmou: o cardeal americano Robert Francis Prevost foi escolhido como novo papa, adotando o nome Leão XIV. A eleição ocorreu na quinta votação do conclave, encerrando o período de Sé Vacante iniciado com a morte de Francisco. Prevost assume o papado em um momento de queda de fiéis, pressão por continuidade das reformas e grande mobilização popular no Vaticano.
Publicado por Alan Correa em Mundo dia 8/05/2025

A Capela Sistina lançou fumaça branca nesta quinta-feira (8), sinalizando que os cardeais chegaram a um consenso. Pouco depois, o Vaticano anunciou que o novo papa é Robert Francis Prevost, que adotará o nome de Leão XIV. O anúncio foi feito após a quinta votação geral no conclave, encerrando um processo iniciado após a morte de Francisco.

Pontos Principais:

  • Cardeal Robert Francis Prevost é eleito papa com o nome Leão XIV.
  • Fumaça branca indicou o fim do conclave após cinco votações.
  • Prevost é americano, atuou no Peru e foi promovido por Francisco.
  • Nova liderança surge após a morte do papa Francisco, há 17 dias.
  • Cerca de 45 mil fiéis acompanharam o anúncio na Praça São Pedro.

Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago e tem forte ligação com a América Latina, por sua atuação no Peru. Foi promovido a cardeal pelo próprio papa Francisco em 2023 e é visto como alguém alinhado à linha reformista de seu antecessor. Ele apareceu na sacada da Basílica de São Pedro logo após o anúncio oficial, feito em latim pelo cardeal Dominique Mamberti.

O processo de escolha repetiu o padrão das últimas eleições papais, ocorrendo no segundo dia de conclave, como em 2005 e 2013. A expectativa inicial era de um processo mais longo, já que havia 133 cardeais votantes — número maior que nos conclaves anteriores. Mesmo assim, a decisão veio com cinco votações.

Na Praça São Pedro, a expectativa era alta quando a fumaça branca apareceu. Milhares aguardavam a confirmação: o novo papa estava escolhido pelo conclave no Vaticano.
Na Praça São Pedro, a expectativa era alta quando a fumaça branca apareceu. Milhares aguardavam a confirmação: o novo papa estava escolhido pelo conclave no Vaticano.

A morte do papa Francisco ocorreu há 17 dias, por complicações causadas por um AVC e insuficiência cardíaca. Apesar de inesperada, veio após um período de saúde frágil, em que o pontífice chegou a passar cinco semanas internado por pneumonia. Seu papado durou 12 anos e foi marcado por reformas e maior proximidade com os fiéis.

A eleição de Prevost também simboliza a continuidade de um Vaticano mais aberto ao diálogo e atento às transformações sociais. Ainda que os próximos passos não estejam claros, sua escolha sugere uma tentativa de manter parte da agenda progressista de Francisco. A escolha do nome Leão XIV também remete a um passado de força institucional.

Na Praça São Pedro, cerca de 45 mil pessoas acompanharam cada etapa do processo, alternando silêncio e aplausos diante da expectativa do anúncio. O momento da fumaça branca foi capturado por milhares de celulares e marcou o fim oficial do período de Sé Vacante. A multidão confirmou que, apesar da perda de fiéis, o papado segue com alto protagonismo global.

Ao longo do processo, foram registradas duas fumaças pretas, sinalizando votações sem consenso. O ritmo foi mais lento que nos conclaves anteriores, possivelmente devido à pregação inicial ou ao fato de muitos cardeais estarem participando pela primeira vez. O novo papa terá a missão de conduzir uma Igreja em transformação.

Fonte: Vaticannews e Carro.Blog.Br.

Alan Correa
Alan Correa
Sou jornalista desde 2014 (MTB: 0075964/SP), com foco em reportagens para jornais, blogs e sites de notícias. Escrevo com apuração rigorosa, clareza e compromisso com a informação. Apaixonado por tecnologia e carros.