O conceito de carros elétricos está associado ao desenvolvimento tecnológico de todos os veículos. Com as tecnologias de ponta utilizadas pelas montadoras, cada vez mais os carros eletrificados estão se mostrando atualizados perante os demais.
Um desses novos conceitos tecnológicos aplicados em carros elétricos pode ser visto no Morphoz, um carro conceito criado pela Renault que promete revolucionar o mercado por conta de suas novidades até então nunca vistas antes.
Por estar se tratando de um carro conceito e que o lançamento estaria previsto para meados de 2025, as fotos apresentadas mostram um veículo com curvas extremamente futuristas e que sabemos que não irão se concretizar no projeto final. Mas é possível se ter uma ideia a partir das fotos.
Com uma grade frontal fechada com logo iluminado, um capô com resfriamento do motor, faróis com reflexo ondulado, rodas aro 22, para-choques traseiros com luz de freio que cruza o tampão do porta-malas inteiro e diversas telas pelo veículo como o painel digital de 10,2 polegadas com câmeras tanto de ré quanto nos retrovisores, vemos o Morphoz como um carro extremamente completo e com itens de série presentem em veículos elétricos consagrados como os Teslas.
Mas o fator que mais chama a atenção no veículo é justamente sua carroceria. O motivo? É possível com que o carro se estenda ou encolha dependendo da necessidade do motorista!
No modo “City” da plataforma, o carro se encolhe e fica com 4,40 metros de comprimento e 2,73 metros de entre-eixos, tornando o carro mais prático de se movimentar no dia-a-dia, mais econômico e sem a necessidade de gastos desnecessários, com a autonomia fica em torno de 400 km.
Existe também o modo “Travel”, onde o carro se torna maior (4,80 m de comprimento e 2,93 m de entre-eixos), com os bancos mais confortáveis e maiores confortos para o passageiro além de liberar o modo de direção autônoma. A autonomia com a utilização do Travel Extender pode chegar a incríveis 700 km, uma autonomia excelente para longas viagens.
A recarga do Morphoz pode ser feita tanto pelo plug-in quanto por indução. Também existe um planejamento para que os postos no futuro tenham um dispositivo onde o veículo se posicione sobre ele, abra o assoalho e que a recarga seja feita em poucos segundos diretamente na bateria.
Caso o Morphoz saia do campo das ideias e se torne uma realidade, pode vir a ser um divisor de águas no mercado automotivo como um dos veículos que mudou por completo o conceito das carrocerias como conhecemos hoje em dia.