Quanto é um iPhone: Vale a pena comprar um celular Apple?

O mercado de celulares nunca mais foi o mesmo desde o lançamento do Iphone pela Apple em janeiro de 2007. Com um produto completamente inovador, os norte-americanos mudaram completamente o rumo da tecnóloga não apenas dos celulares, mas também da maioria dos aparelhos eletrônicos mundo a fora.

Mobile
3 semanas atrás
Quanto é um iPhone: Vale a pena comprar um celular Apple?

Doze anos após o lançamento do primeiro smartphone do mundo, este mercado mudou por completo. Diversos concorrentes surgiram com novas tecnologias e preços inferiores. Com a diversidade de aparelhos, será que ainda vale a pena adquirir o produto da maçã mesmo que continue custando cada vez mais o olho da cara?

História: Quanto é um iPhone?

Desde sua fundação, a Apple sempre foi uma empresa visionária e querendo sempre produzir os melhores produtos sempre. Com Steve Jobs, um de seus fundadores a frente da empresa até o dia de sua morte em 2011, a empresa cresceu sempre graças a seus produtos de excelente qualidade que muitas vezes justificavam os preços altos.

Primeiro iPhone
Primeiro iPhone

A marca começou a ganhar renome com seus computadores e, posteriormente, com seu famigerado Ipod. Mas a Apple mudou seu patamar por completo naquele evento em janeiro de 2007, anunciando até então o primeiro celular com conexão a internet do mundo: o Iphone.

Com a tela sensível ao toque, um design até então nunca visto antes, câmera de alta resolução para a época e a possibilidade de se adicionar aplicativos por meio da App Store fizeram do Iphone um dos aparelhos mais icônicos e desejados da história, mudando o mercado para sempre.

Foi então que a partir do Iphone começaram a surgir outros produtos de sucesso da marca. Em setembro do mesmo ano, foi lançado o Ipod Toutch, que realizava as mesmas funções que o Iphone, porém não realizava ligações. Em 2010, a Apple ajudou a inaugurar os tablets no mercado com o Ipad, que era um Ipod Toutch com tela muito maior e em um formato retangular.

A partir do lançamento do Iphone, muitas coisas mudaram no cenário tecnológico. A Apple expandiu seu nome ainda mais e contava com uma clientela cada vez maior. Mas as marcas concorrentes não queriam ficar para trás e correram atrás para conseguir conquistar o mercado que até então era dominado pelos americanos.

Gerações do Iphone

A partir de seu lançamento, em todos os anos a Apple lançou novos aparelhos para se manter atualizada constantemente. Em 2008, foi lançado o Iphone 3G que vinha com o sistema de conexão de internet de nova geração, sendo seguido um ano depois pelo Iphone 3GS que era uma melhoria do aparelho anterior.

iPhone 3G
iPhone 3G

Em 2010 a Apple lançou o Iphone 4, um de seus aparelhos de maior sucesso até os dias atuais, sendo seguido novamente um ano depois pelo 4S (a letra S foi uma homenagem a Steve Jobs que faleceu no mesmo ano).

iPhone 4S
iPhone 4S

Devido ao sucesso, em 2012 chegou ao mercado o Iphone 5 que não teve uma aceitação tão boa, sendo substituído rapidamente pelo 5S e o 5C (aparelho de entrada da marca) um ano depois. A ordem foi seguindo os iphone 6, 6S, SE (um iphone 6S no corpo de um 5S), 7 e 8 durante os anos de 2014, 2015, 2016 e 2017, respectivamente.

iPhone 5
iPhone 5

A mudança veio em 2017 com o Iphone X (10 em algarismo romano) que comemora os 10 anos do lançamento do celular. Os últimos lançamentos da marca foram os Iphones XS, XS Max e XR.

Iphones XS
Iphones XS

Concorrência pegando pesado

Por mais que a Apple tenha sido pioneira neste quesito, diversas outras marcas embarcaram neste mundo dos smartphones para tentar conquistar seu espaço e destronar a Apple.

A principal rival da marca é a sul-coreana Samsung com o modelo “S” e, posteriormente, o “Note”. Ambas as marcas possuem tecnologias muito avançadas, se distinguindo pelo sistema operacional (Iphone utiliza o IOS e Samsung o sistema Android).

Então se ambas as marcas utilizam tecnologias de primeira escolher entre um ou outro é questão de preferência, certo? Pois bem, não é assim que funciona quando falamos de uma marca com produtos tão caros quanto os da Apple…

Para se ter uma ideia, hoje o aparelho de topo da Apple (XS Max) parte de absurdos 8 mil reais, enquanto o S10 Plus da Samsung se encontra na cas dos 4.500 reais. Praticamente a metade o preço! Também vale ressaltar que o S10 dispõe de tecnologias como o desbloqueio por digital na tela além do desbloqueio facial, enquanto o celular da Apple conta apenas com o último.

Mas não apenas a Samsung incomoda a Apple neste mercado. Outras marcas como Sony, Motorolla e mais recentemente a chinesa Xiaomi também chegam forte nesta disputa, principalmente esta última, que conta com preços inferiores e uma tecnologia compatível com a dos modelos da Apple e da Samsung.

Outro ponto negativo para os americanos é o foco apenas no público que possa pagar mais de 600 dólares (no mínimo) para ter um celular da marca, enquanto os concorrentes possuem aparelhos dos mais diversos valores, ajudando a propagar a marca.

Ainda vale a pena ter um Iphone?

Evolução dos iPhones
Evolução dos iPhones

Com todos estes fatos, surge uma questão: Será que ainda vale a pena ter um celular da Apple?

A resposta é bem simples: Se você possui o dinheiro para ter um, vá fundo! Agora caso contrário, existem outras opções tão boas quanto no mercado e custando bem menos.

Por mais caro que seja, a garantia do Iphone é mundial (se o produto dor comprado fora, a garantia ainda valerá) e sua assistência técnica é sem sombra de dúvidas a melhor do mercado. Além disso, o celular conta com componentes construídos unicamente para o mesmo, fazendo do mesmo um aparelho único e diferente dos demais.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?