Qual foi o primeiro prédio construído no Brasil? E do mundo? Qual o prédio mais alto? Confira curiosidades sobre edifícios

Algumas curiosidades que intrigam as pessoas é saber "Qual foi o primeiro prédio construído no Brasil?", "Qual foi o primeiro prédio construído no mundo?", "Qual o prédio mais alto?". Confira abaixo algumas respostas sobre o assunto.
Publicado em Educação dia 26/01/2023 por Alan Corrêa

Os prédios são verdadeiros milagres da engenharia, alguns são tão grandes que ganharam o nome de arranha-céu.

Algumas curiosidades que intrigam as pessoas é saber “Qual foi o primeiro prédio construído no Brasil?”, “Qual foi o primeiro prédio construído no mundo?”, “Qual o prédio mais alto?”. Confira abaixo algumas respostas sobre o assunto.

Burj Khalifa é o prédio mais alto do mundo

O Burj Khalifa é o edifício mais alto do mundo, localizado em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Ele foi projetado pelo arquiteto Adrian Smith, da empresa americana Skidmore, Owings & Merrill, e construído pela Samsung Engineering & Construction.

Edifício com mais andares: 158 (anterior Sears Tower/World Trade Center - 110 andares)
Edifício com mais andares: 158 (anterior Sears Tower/World Trade Center – 110 andares)

A construção do Burj Khalifa começou em 2004 e foi concluída em 2009. A inauguração oficial foi em 2010.

Com uma altura total de 828 metros (2.722 pés), o Burj Khalifa supera a anterior torre mais alta do mundo, o Taipei 101, em Taiwan, por cerca de 300 metros.

Comparação do Burj Khalifa com outras grandes estruturas
Comparação do Burj Khalifa com outras grandes estruturas

Ele possui 163 andares, incluindo escritórios, residências, hotéis, e um observatório no 124º andar com vistas panorâmicas da cidade. Ele é considerado como um marco arquitetônico e engenharia notável, e é uma das principais atrações turísticas de Dubai.

O prédio mais alto do Brasil

O One Tower é um arranha-céu localizado na cidade de Balneário Camboriú, no sul do Brasil. Concluído em dezembro de 2022, é o edifício mais alto já construído no país, e o segundo mais alto arranha-céu da América do Sul, com 290 metros de altura.

Com 290 metros de altura, prédio tem 140 apartamentos — Foto: FG Investimentos/Divulgação
Com 290 metros de altura, prédio tem 140 apartamentos — Foto: FG Investimentos/Divulgação

Inaugurado em Balneário Camboriú, no Litoral catarinense, o One Tower é oficialmente o edifício mais alto do Brasil, segundo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH).

A organização internacional que audita arranha-céus mundiais reconhece a estrutura também como maior residencial da América Latina.

Segundo a FG, que é a responsável pelo investimento, o prédio tem 290 metros de altura e 84 pavimentos. Desses, 70 são habitáveis. Além disso, quatro andares foram reservados para área de lazer. Conforme a construtora, esses 20 ambientes fazem o prédio ter também a área de lazer mais alta das Américas.

10 prédios mais alto do mundo

  • Burj Khalifa (Dubai – Emirados Árabes Unidos)
  • Merdeka 118 (Kuala Lumpur – Malásia)
  • Shanghai Tower (Xangai – China)
  • Abraj Al-Bait Clock Tower (Meca – Arábia Saudita)
  • Ping An International Finance Centre (Shenzhen – China)
  • Lotte World Tower (Seul – Coreia do Sul)
  • One World Trade Center (Nova Iorque – EUA)
  • Guangzhou CTF Finance Centre (Cantão – China)
  • Tianjin CTF Finance Centre (Tianjin – China)
  • China Zun (Pequim – China)

Qual foi o primeiro prédio construído no Brasil?

O primeiro prédio comercial construído no Brasil foi o Edifício Martinelli. Localizada na cidade de São Paulo, a construção do imóvel teve início em 1924 e sua inauguração aconteceu 5 anos mais tarde, em 1929.

O Edifício Martinelli visto da Avenida São João (Wilfredor)
O Edifício Martinelli visto da Avenida São João (Wilfredor)

O Edifício Martinelli é um prédio histórico localizado na cidade de São Paulo, Brasil. Ele foi projetado pelo arquiteto italiano Francisco de Paula Ramos de Azevedo, e construído entre 1908 e 1929. Com 28 andares, era o edifício mais alto da cidade de São Paulo e do Brasil na época de sua conclusão, e foi considerado como um dos primeiros arranha-céus do país.

O Edifício Martinelli foi construído pelo empresário italiano Giuseppe Martinelli, e originalmente tinha uso misto, incluindo lojas, escritórios e apartamentos. Ele foi projetado com uma fachada de estilo eclético, com elementos de arquitetura renascentista e barroca, e é considerado um marco histórico e arquitetônico da cidade de São Paulo. Hoje em dia, o prédio esta passando por restauração e é um patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de São Paulo.

O primeiro prédio construído de forma não comercial no Brasil foi o Forte de São Diogo, em Salvador. Ele foi construído em 1551, logo após a fundação da cidade, pelos portugueses. O Forte de São Diogo foi construído com o objetivo de proteger a cidade de ataques dos índios e dos franceses. Era uma construção de pedra e argila, e foi usado como um forte militar até o século XIX. Atualmente é considerado uma das principais atrações turísticas de Salvador.

Qual foi o primeiro prédio construído no mundo?

The Royal Exchange de Corn Hill por Thomas Bowles em 1781
The Royal Exchange de Corn Hill por Thomas Bowles em 1781

O primeiro prédio comercial conhecido na história foi o Royal Exchange, construído em Londres, Inglaterra, no século XVI. O Royal Exchange foi construído pelo Lorde Mayor de Londres, Sir Thomas Gresham, e foi inaugurado em 1571. Ele foi projetado como um lugar onde os comerciantes pudessem se encontrar e realizar negócios, e incluía lojas e escritórios para comerciantes de todas as partes do mundo. O Royal Exchange foi um marco importante na história do comércio e foi considerado como um dos primeiros edifícios comerciais do mundo. Hoje em dia é uma galeria comercial e um espaço turístico.

O pai dos arranha-céus é o engenheiro americano William Jenney, que em 1885 construiu em Chicago o Home Insurance Building, com então surpreendentes 10 andares. Foi o primeiro a usar o esqueleto de aço no lugar das paredes, com enorme sucesso.

Quando foi construído o primeiro edifício da história?

Os primeiros edifícios conhecidos da história foram construídos há cerca de 11.000 anos atrás, durante a chamada Idade do Pedra, período conhecido como Neolítico.

Esses edifícios eram geralmente construídos com pedra e argila, e eram usados como abrigos para as primeiras comunidades humanas que começavam a se estabelecer em áreas fixas.

Escavações na área sul de Çatalhöyük (Murat Özsoy 1958)
Escavações na área sul de Çatalhöyük (Murat Özsoy 1958)

Um exemplo conhecido é as construções de pedra de Çatalhöyük, na Turquia, que datam de cerca de 7.000 a.C.

Primeiro edifício da idade moderna

O termo “idade moderna” refere-se a um período histórico que começa no final da Idade Média, geralmente datado entre o século XV e o século XVII. Durante esse período, houve uma grande mudança na arquitetura, com a introdução de novos estilos e técnicas de construção.

É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo a sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, adornado com 340 estátuas de santos, mártires e anjos (David Castor / Wikimedia)
É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo a sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, adornado com 340 estátuas de santos, mártires e anjos (David Castor / Wikimedia)

Um dos primeiros edifícios considerados como pertencentes à “idade moderna” foi construído na Itália no século XV, é a Basílica de São Pedro, em Roma. A construção da Basílica começou em 1506, sob a direção do arquiteto Bramante, e continuou por mais de 120 anos, passando por vários outros arquitetos, incluindo Rafael e Michelangelo. A Basílica de São Pedro é considerada uma das obras-primas da arquitetura renascentista e é um dos edifícios mais famosos da idade moderna.

A Basílica de São Pedro (em latim: Basilica Sancti Petri, em italiano Basilica di San Pietro) é uma basílica no Estado do Vaticano. Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.

*Com informações do Wikipédia, Burj Khalifa, G1 e Super.