buscar
Economia

Preço da linha branca pode ter desconto com novo programa do Governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, que avalie a possibilidade de retomar um antigo programa de incentivos à compra de eletrodomésticos. A proposta foi apresentada durante um evento no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (12).
Publicado em Economia dia 13/07/2023 por Alan Corrêa

O presidente Lula solicitou ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, que avalie a possibilidade de retomar um antigo programa de incentivos à compra de eletrodomésticos.

A proposta foi apresentada durante um evento no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (12).

Governo pensa em baixar impostos de eletrodomésticos da linha branca (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Os eletrodomésticos de linha branca englobam itens essenciais para o funcionamento diário de uma residência, como geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas e tanquinhos. Esses produtos possuem um valor agregado elevado devido às tecnologias e matérias-primas empregadas em sua fabricação, além de apresentarem uma longa vida útil. Por essa razão, sua substituição não é tão frequente, especialmente em períodos de menor atividade econômica.

Caso o governo decida conceder incentivos para a compra desses eletrodomésticos, não seria a primeira vez que Lula implementa um programa com esse objetivo. Durante seu segundo mandato, em 2009, foi lançada uma iniciativa que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas e tanquinhos.

Eletrodomésticos de linha branca que devem ter desconto

*Com informações da Agência Brasil, CNN e G1.