Quando o assunto é gestão de projetos não faltam metodologias na mesa certo? Então se prepare para conhecer mais uma metodologia que vai possibilitar alavancar os resultados do seu projeto, empresa ou processo que esteja trabalhando: PDCA.
Vamos entender então o que significa a sigla e também como colocar essa metodologia em prática e ter mais sucesso com a gestão em geral. PDCA (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT ou Adjust) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.
Como é de se imaginar, a sigla vem do inglês e em português significa: Planejar, Fazer, Checar e Agir ou Ajustar. Cada etapa do processo é basicamente auto explicativa, mas cada etapa possui sua particularidade que fará diferença no longo prazo quando aplicadas.
A metodologia tem como finalidade também servir como uma ferramenta de melhoria contínua, onde o processo pode se repetir diversas vezes até o alcance máximo de excelência.
Como o próprio nome já diz, essa é a fase do planejamento, onde você deve elaborar um plano a ser seguido, e que, de acordo com as regras e diretrizes da sua empresa, desenvolva uma estratégia para solucionar os problemas levantados.
Com isso, deve-se abrir mais três processos para a elaboração do plano, primeiro estabelecer os objetivos, segundo, escolher o caminho para atingir esses objetivos e terceiro, definir o método que será utilizado para isso.
E como em qualquer planejamento, a boa elaboração do planejamento evita falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do PDCA.
Com o planejamento pronto, a próxima etapa é colocá-lo em ação, ou seja, fazer. Etapa que também envolve o treinamento dos participantes do processo para prepará-los para o método que está sendo empregado. Essa é uma etapa muito importante e que deve ser acompanhada de perto para que não se desvie daquilo que foi planejado.
A terceira etapa é a análise ou verificação dos resultados obtidos e dados coletados com as ações realizadas. Vale destacar que essa etapa pode ser feita juntamente com a etapa de elaboração do plano, ou após a fase de execução. Por fim, o principal objetivo desta fase é identificar possíveis erros ou falhas.
Esta é a última fase, onde verifica-se quais ações necessárias para corrigir o que foi identificado. Ou seja, corrigir as possíveis falhas que surgiram no passo anterior. E após a correção das falhas, o ideal é que o processo inicie novamente, isso para que, as práticas e processos sejam aperfeiçoados continuamente.
Basicamente a metodologia PDCA concorda com o que diz a famosa máxima de que “a prática leva à perfeição”. Isso faz todo o sentido, pois aplicando o PDCA continuamente como sugere a metodologia você conseguirá identificar e corrigir falhas, aprimorando seus processos continuamente vez após vez.
O PDCA também prioriza a medição em cada etapa, algo que é fundamental para a gestão. Apenas com a medição de qualidade dos processos você poderá assegurar que o seu produto ou processo está continuamente melhorando e cada vez mais fluído.