Onde consultar o PIS na Carteira de Trabalho Digital

Ao iniciar em um emprego formal no mercado de trabalho, é estabelecido ao cidadão o Programa de Integração Social, o PIS. Você pode consultar o número do PIS no aplicativo da carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.
Publicado por Alan Correa em Tecnologia e Trabalho dia 13/12/2022

Ao iniciar em um emprego formal no mercado de trabalho, é estabelecido ao cidadão o Programa de Integração Social, o PIS. Você pode consultar o número do PIS no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS (baixe aqui o app da CTPS).

Anterior a isso, o dado se iguala ao Número de Identificação Social (NIS) para os não exercentes de atividades econômicas, o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) dirigido aos trabalhadores autônomos e ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) dado aos funcionários públicos nacionais.

A seguir, estão descritas explicações sobre o PIS, formas e locais de consulta do número e o acesso ao abono salarial anual, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal em datas específicas.

O que é o número PIS?

​Muito mais que um número. Com o Programa de Integração Social (PIS), o empregado da iniciativa privada tem acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor.
​Muito mais que um número. Com o Programa de Integração Social (PIS), o empregado da iniciativa privada tem acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor.

Como dito anteriormente, o número é fornecido ao trabalhador no primeiro emprego em Carteira de Trabalho. Além disso, o número é composto de 11 dígitos e todos os funcionários atuantes no setor privado possuem-no registrado em documento. Assim, o dado torna-se único e intransferível entre os cidadãos.

Dessa forma, o PIS permanece o mesmo após a mudança de cargo ou empresa. Ademais, o colaborador é identificado pelo governo através desse número, que também garante a execução dos direitos trabalhistas previstos na Constituição.

Onde consultar o número PIS?

Atualmente, essa informação pode ser encontrada em diversas fontes públicas e governamentais, como o Cartão Cidadão, o extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e na Carteira de Trabalho física, para aqueles que já atuavam no mercado de trabalho.

Além disso, as plataformas digitais dos órgãos públicos também disponibilizam o serviço, entre elas a Carteira de Trabalho e Previdência Social digital, o site da Caixa Econômica Federal e o aplicativo Meu INSS.

Baixar a Carteira de Trabalho Digital

A CTPS Digital substitui a minha CTPS física? Sim. A CTPS Digital terá validade como documento para fins de acompanhamento do contrato de trabalho, não sendo válida como documento de identificação.

Já se foi o tempo onde os documentos tinham que ser emitidos de forma física e, se apresentada a versão digital, não seria válido. Assim como o passaporte de vacina e a CNH, a carteira de trabalho agora também é digital!
Já se foi o tempo onde os documentos tinham que ser emitidos de forma física e, se apresentada a versão digital, não seria válido. Assim como o passaporte de vacina e a CNH, a carteira de trabalho agora também é digital!

Para ter o aplicativo é muito simples: O primeiro passo é justamente baixar o aplicativo em seu smartphone (iOS ou Android).

A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) digital foi desenvolvida justamente para aquelas pessoas que procuram ter todo seu histórico da vida laboral na palma da mão, sem precisar de muitos esforços para encontrar o documento.

Para se ter uma ideia de tamanha a praticidade, pelo próprio aplicativo é possível consultar seus empregos passados, cargos ocupados, remuneração e até mesmo fazer contas de quanto tempo falta para ter direito a aposentadoria. Em outras palavras, você não terá apenas as informações de sua carteira de trabalho física, terá ainda mais e de forma mais prática!

Além disso, ainda existe a possibilidade de solicitar o Seguro-Desemprego através do próprio aplicativo e ainda consultar se você está habilitado ao Abono Salarial no ano de exercício mais recente.

Como consultar o número PIS?

A consulta remota do PIS é realizada pelas plataformas supracitadas, a fim de auxiliar a população no acesso de informações pessoais incomuns e difíceis de lembrar.

O aplicativo da CTPS digital oferece o número do PIS na tela inicial do perfil do cidadão trabalhador. Além disso, no site da Caixa, os dados podem ser facilmente acessados apenas pelo fornecimento do CPF.

Inicialmente, acesse o site do Meu INSS e cadastre os dados pessoais solicitados. Após a conclusão dessa etapa, será exibido o número e informações referentes ao abono salarial disponível para alguns trabalhadores.

Quem tem direito ao abono salarial do PIS?

Aos selecionados, o Governo abona o trabalhador brasileiro com um valor referente ao salário mínimo atual divido por 12 e multiplicado pelos meses trabalhados. Dessa forma, o valor varia de acordo com a presença do cidadão no mercado de trabalho.

Assim, para ter acesso ao prêmio, os brasileiros necessitam estar com, no mínimo, 30 dias de emprego formal em Carteira de Trabalho, cadastro ativo no PIS e ter recebido mensalmente até dois salários mínimos durante o ano de 2020.

Como consultar o saldo do abono salarial anual?

As consultas de saldo para a realização do saque estão disponíveis nos portais da Caixa Econômica Federal, necessitando do número do PIS para iniciar. Sendo assim, faz-se necessário o cumprimento das outras etapas.

Acessando o site da Caixa Econômica, selecione o tópico destacado como “Benefícios e Programas” e identifique a área de Benefícios do Trabalhador. Por fim, clique em PIS e consulte os pagamentos vigentes para o PIS informado. Assim, o extrato de pagamentos passados e futuros estarão disponíveis para checagem, bem como suas respectivas datas de saque.

*Com informações do GovBr, TechDoido, Caixa e Serasa.

Alan Correa
Alan Correa
Sou jornalista desde 2014 (MTB: 0075964/SP), com foco em reportagens para jornais, blogs e sites de notícias. Escrevo com apuração rigorosa, clareza e compromisso com a informação. Apaixonado por tecnologia e carros.