O desenvolvimento da tecnologia no mundo vem originalizando diversos efeitos positivos para o progresso da humanidade. A comodidade, a praticidade e a facilidade de estar integrado a um mundo de possibilidades fazem com que a internet esteja entre as principais invenções da história.
E como todos não querem ficar atrás em um mundo cada vez mais globalizado, entrar no ramo da tecnologia é de suma importância. Cada vez mais, por mais que não percebemos, estamos realizando muito mais compras de serviços e produtos pela internet, fazendo assim com que o varejo esteja cada vez mais digital.
Vamos pensar nos últimos três anos: Em quantas vezes você foi até uma loja física para comprar algum determinado produto? Quando você chegou na loja, realmente comprou o produto ou foi procurar na internet o preço do mesmo? Ou apenas deu aquela famosa “olhadinha” para comprar pela internet?
Muito provavelmente os produtos comprados em lojas físicas como geladeiras, micro-ondas, celulares, televisores, computadores ou até mesmo tênis e roupas vem sendo comprados regularmente pelo público, porém na plataforma digital. Mas por que isso ocorre com tanta frequência?
A resposta é simples: Preço! Muitas vezes os sites de grandes empresas utilizam um estoque diferente do que as lojas físicas possuem, sendo assim necessário um outro espaço para o estoque dos produtos que serão comercializados digitalmente. Neste outro estoque, a função será apenas de empacotar o pedido e distribuir por meio das transportadoras, fazendo assim a empresa economizar com funcionários e na própria loja física, resultando em preços mais baixos.
A comodidade também pode ser um ponto interessante nesta ascensão do varejo digitalizado. Com as pessoas cada vez mais sem tempo, acaba se tornando muito difícil ir até um estabelecimento físico para comprar um produto, fazendo com que se torne mais cômodo esperar alguns dias para receber a mercadoria em casa e não precisar se deslocar até uma loja.
E cada vez mais a tendência é de utilizarmos a internet para fins de compras. Pelou menos é isso que o instituto QualiBest destaca em suaq nova pesquisa, onde pelou menos 81% dos usuários brasileiros já realizaram pelou menos uma encomenda de serviço ou produto por meio de algum aplicativo até a metade desse ano.
O mercado da vez no meio digital é o de delivery de alimentos. Aplicativos como o Ifood, UberEats e o Rappi possuem uma vasta lista de restaurantes para que você possa escolher o que quiser comer e um entregador destes aplicativos irá te entregar em sua residência. O Rappi, por sua vez, realiza entregas além da comida como de mercado, brinquedos e até mesmo sacam dinheiro para você.
Para quem está ingressando neste mercado, seja querendo ser consumidor ou colocar seu negócio na plataforma digital, surge então uma grande pergunta: Em um mercado que cada vez cresce mais e com uma competitividade extremamente agressiva, como conseguir se destacar e atrair clientes?
Primeiramente, deve se ter em mente que deve oferecer algum diferencial, pois se a empresa oferecer apenas o mesmo de sempre, nunca ganhará espaço perante as gigantes do ramo.
Tendo um diferencial, uma plataforma digital eficiente para receber e satisfazer os clientes, agora resta a divulgação. Estratégias como marketing digital focado em atendimento personalizado, praticidade das informações do site, velocidade das informações e principalmente o CRM (relacionamento com o cliente) bem executado são de suma importância para fazer sua empresa ganhar destaque, uma vez que farão que os clientes apareçam e consumam cada vez mais.