Realizar compras pela internet acabou se tornando uma atividade que tem se tornado muito mais atraente nos últimos anos, principalmente devido a expansão do chamado e-commerce por empresas como a Amazon e o Walmart.
Com apenas um clique, a compra já está realizada e em um prazo de um ou dois dias, o produto já está na sua casa dependendo da localidade. Para se ter ideia, apenas em 2018, o serviço postal dos Estados Unidos realizou o dobro de entregas que tem feito na última década. Em um mundo aonde a pressa domina e a praticidade vale ouro, tornou-se extremamente conveniente. Entretanto, essa expansão tem prejudicado e muito os bairros e cidades.
Com a expansão do e-commerce, os problemas do excesso de tarefas e fluxo altíssimo de veículos pelas cidades ficaram nítidos. Com estes problemas tornando-se um problema cada vez mais frequente, a Ford uniu-se com a Agility Robotics para dar início à exploração de uma nova fronteira nas questões de âmbito de autonomia e, consequentemente, uma nova forma de se pensar em como fazemos as entregas.
Veículos autônomos serão equipados e terão a difícil tarefa de fazer os pedidos chegarem até a casa de quem adquire algo online. Como carregam pessoas e mercadorias simultaneamente, conseguem tornar as entregas mais eficientes.
Pensando nisso, nasceu então o simpático Digit, um robô de 2 pernas que foi construído e projetado pela Agility Robotics em parecia com a gigante americana do mercado automotivo.
Esse robô, assemelha-se demais ao ser humano e, além de tudo isso, ele também pode andar igual um de nós!
Se você pensa que por se assemelhar com um humano e ser feito de maneira mais complexa o Digit seria pesado, você está muito enganado! O mesmo é construído de material leve, chegando a pesar no máixmo incríveis 18 kg.
O Digit caminha, sobe escadas, anda em terrenos irregulares, consegue colidir sem perder equilíbrio, enfim, ele faz tudo que uma pessoa normal consegue fazer com completo êxito!
Para nós humanos, estas habilidades podem parecer muito supérfluas, mas uma vez que implantadas com sucesso em um corpo robótico, estas simples ações se tornam de uma importância tremenda.
Subir escadas, andar em terrenos íngremes pode ser uma atividade bem complexa para os robôs, principalmente os de rodas, principalmente se levarmos em conta que estima-se que apenas 1% das casas nos Estados Unidos tenha acesso para essas pessoas. Além de todas essas curiosidades, o Digit ainda pode ser facilmente dobrado é colocado em um porta malas de um carro de tamanho considerável. Praticidades como estas podem ser muito úteis na aceitação do Digit futuramente.
Ainda não existe uma data definida para quando o Digit irá estrear nas lojas, nem mesmo se irá se tornar um produto na realidade. Mas o fato é que o Digit para sempre ficará marcado como uma forma da Ford juntamente a outra empresa de conseguirem sanar parte dos problemas causados pela falta de planejamento e da expansão meteórica do e-commerce.