Adentrar um SUV ao mercado nos dias atuais é quase uma certeza de que o mesmo terá um número elevado de vendas, seguindo a tendência que o mundo tem adotado nos últimos anos.
E o mercado brasileiro é um dos que mais consome veículos desta categoria. Levando em consideração a febre dos SUVs e o sucesso do T-Cross, a Volkswagen anunciou a chegada do Nivus, um novo utilitário desenvolvido no Brasil com novas tecnologias da marca estreando no mesmo.
A grande dúvida que ficava para o Nivus era justamente em qual categoria o mesmo se encaixaria: Se estaria acima ou abaixo do T-Cross. Mas a própria Volks anunciou que o lançamento estará entre o Polo e o T-Cross.
Mas as relações com ambos os veículos não param por aí. Além dos mesmos compartilharem o mesmo motor 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm (No caso do Nivus, essa será a motorização única), os detalhes no design do Nivus remetem muito ao Polo, principalmente na dianteira com sua grade frontal, e ao T-Cross na traseira muito por conta de seus faróis traseiros.
Tudo isso ocorre por conta de que o Nivus também utiliza a mesma plataforma do Polo, fazendo assim com que ambos se assemelhem ainda mais.
Se o design do Nivus aparenta ser a mescla do Polo com o T-Cross, o interior por sua vez está completamente diferente do que seus “irmãos” apresentam e entregam ao público.
Ainda foram poucas as imagens divulgadas do interior, mas apenas por elas já ficam evidentes as mudanças. A começar pelo novo logo da Volkswagen que será adotado no Nivus, que fica mais visível no volante.
Aliás, o volante do novo SUV da Volks foi completamente remodelado para o mesmo modelo utilizado nos veículos europeus de nova geração como os novos Golf e o T-Cross europeu. Com um aspecto mais moderno, o volante passa maior sofisticação para o interior do veículo.
Mas a principal novidade vista foi a nova central multimídia adotada que foi denominada de VW Play de 10 polegadas, que possui várias modernidades como a conexão de Apple Car Play e Android Auto sem fio, carregamento do celular por indução, Wi-Fi e até mesmo a possibilidade de adquirir aplicativos para a central através da mesma.
A categoria em que o Nivus será inserido é justamente uma das que menos vendem no meio dos SUVS: Os utilitários de entrada.
Pela sua faixa de preço e tecnologia, o Nivus compete com WR-V, Tiggo 5X e Duster, carros que embora tenham suas qualidades, não caíram no gosto do povo, com ressalva aos primeiros anos da Duster.
A ideia da Volkswagen é justamente entregar um veículo com qualidade e boa motorização em uma gama de carros até então sem tanto prestígio, possibilitando a marca poder dominar amplamente este segmento se bem trabalhado.
Tanto os preços quanto as versões ainda não foram anunciados pela Volkswagen, mas já é possível ter uma ideia da base dos preços das versões.
Além de uma versão PCD esperada, os concessionários esperam o Nivus nas versões 200 TSI por 79.990, Comfortline por 88.990 e a Highline por 97.990
Embora sua apresentação on-line tenha sido no dia 29 de abril, suas vendas só iniciam em junho com o foco em vendas on-line por conta da pandemia de Covid-19.
O Nivus tem um teto de alcance muito alto levando em conta o que o mesmo oferece e pela sua categoria ser de mais fácil acesso do que a do T-Cross, que ainda assim se saiu bem. Se você quer algo a mais do que o Polo mas o T-Cross está fora do orçamento, o Nivus é a solução ideal.